sábado, 19 de setembro de 2009

A História das FMs, em 1990 (faz tempo.....) parte 1

Vai aqui trechos do programa Radioatividade, da USP FM, exibido em 18 de outubro de 1990. O programa era produzido e apresentado por minha amiga Magaly Prado. Nesta edição ela fala da saudosa FM 97, ainda localizada em Santo André e tocando muito rockenroll, bem antes dessa rádio "putz-putz" sem noção que existe hoje.

No meio dessa edição, ela colocou trecho de uma fita que eu fiz junto com uns colegas lá da faculdade, que falava sobre a história das FMs, coisa inédita até então no rádio.

Como a gente não tinha estúdio, gravamos em fita cassete na casa do Sinclair, que dava aulas de alemão e que morava perto do presidente Lula (uia!), em São Bernardo do Campo. Era um domingão de sol e só estava ele em casa. Os pais tinha ido pro Guarujá. Usamos o quarto dele como técnica e o do dos pais dele como estúdio porque era todo acarpetado e cheio de móveis de madeira. A gente ia gravando a loução da Geni na fita, cuja voz era mixada cos o som dos toca discos por um mesinha pebinha que inventaram na época. Parava-se a gravação pra colocar um trecho da "sonora", direto de um gravador cassete tipo tijolão que eu tinha. Tudo muito rústico. Não sei como ela teve coragem de botar aquilo no ar, dado a qualidade técnica. Por isso que eu agradeço sempre a Magaly. Se fosse outro não teria posto no ar, não. Naquele tempo, só se usava fita de rolo, cartucho ou disco e olhe lá. Cassete só com autorização dos pais...do diretor da rádio, kkkkkk. Ela deve ter quebrado o pau com meio mundo da técnica da rádio pra colocar aquilo no ar.Mas até que, no final, ficou bom.

Ouça e viaje pelo tempo.

Nenhum comentário: