terça-feira, 20 de outubro de 2009

Rádio interativa começa a funcionar com transmissão na web e em FM

Do IDG Now

A emissora Jelli.net permite ao público controlar que músicas são veiculadas por meio de um sistema de votações ao vivo no site.

A rádio online interativa Jelli entrou em sua versão beta na segunda-feira (19/10), após cerca de sete meses em fase de testes internos. O sistema da página permite ao ouvinte ter total controle ao vivo sobre a programação e as músicas que tocam na rádio.

O programa é transmitido ao vivo enquanto os internautas podem votar no que gostam ou não. Se uma música recebe muitas votações negativas, ela é tirada do ar imediatamente e a lista segue. É possível também votar nas próximas músicas, além de interagir com os outros usuários.

O serviço surgiu em março, com transmissões feitas unicamente pela internet, 24 horas por dia. A partir de junho, a Jelli passou a transmitir um programa semanal de duas horas na rádio Live 105 KITS, de São Francisco, Califórnia, nos Estados Unidos.

No caso da transmissão do programa na rádio FM, a lista de músicas é trocada dez minutos antes de entrar no ar, para uma mais comum ao formato com versões editadas ou censuradas.

O destaque da novidade são os recursos de interação social. "O aspecto social da rádio é tão importante quanto as músicas que tocam nela", afirmou um usuário do serviço, conhecido pelo apelido HanSolo. No site, é possível conversar com os outros visitantes, procurar por usuários, enviar mensagens particulares, entre outros.

A Jelli está negociando com empresas de mídia para ampliar o serviço ao território nacional e internacional. Um negócio já foi fechado com a empresa de transmissões Austereo para que o programa vá ao ar na Austrália. Em todos os casos, o controle da programação ainda fica a critério dos internautas do mundo inteiro que acessam o site.
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Bela iniciativa da Jelli. Mas aqui no Brasil isso não é novidade, certo? Apesar de não termos ainda uma rádio 24h com tamanha interatividade, já (ou)vimos diversas experiências que chegaram perto. Algumas estão no ar até hoje:

- Em 2007, a 89 FM de São Paulo lançou o iPlay, faixa de horário em que o ouvinte/internauta podia escolher desde as músicas até as vinhetas executadas.
- Antes disso, em 2006, a Ipanema FM deixou a madrugada inteira aos cuidados do ouvinte, no programa chamado My Player.
- No dia 17 de dezembro de 2007, o Rádio Base esteve no lançamento do Radar Cultura, projeto da Rádio e TV Cultura de São Paulo. O Radar acabou não alcançando o público da maneira desejada e, depois da fase inicial, deu uma murchada. Mas continua.

Enfim, só alguns exemplos de que nem só lá fora os profissionais de comunicação colocam a cabeça para funcionar. Aqui no Brasil, ô ô, também se faz crossmedia. E dos bons.

2 comentários:

Marcos Lauro disse...

E tem a Oi FM também, que tem o serviço de interatividade ligado à sua rede de telefonia móvel. Dá pra "gostar" ou "desgostar" de uma música via SMS, além de saber que música está tocando nesse momento (a rádio não tem locutores ao vivo para anunciar/desanunciar os sons).

Aliás, a Oi FM completou um ano anteontem. E é uma pena que a assessoria de imprensa dela não retorne meus contatos.

Rodney Brocanelli disse...

A assessoria de imprensa deles também não retorna meus contatos. Fazer o que, né?