sábado, 10 de abril de 2010

Dos arquivos sonoros: o Oscar de 1996 pelo rádio

A indicação do filme "O Quatrilho", de Fabio Barreto, para concorrer ao Oscar de melhor filme estrangeiro, em 1996, foi o marco de uma espécie de ressureição do cinema brasileiro, que tinha sofrido um duro golpe com a extinção da Embrafilme, determinada nos primeiros momentos do governo Collor. A Rádio Onze decidiu fazer uma cobertura especial, transmitindo toda a cerimômia de premiação. A idéia era unir informação, descontração e bom humor. Reunidos em torno de uma velha televisão para acompanhar as imagens do SBT (que exibiu o Oscar naquele ano), e captando o som direto em inglês da Rádio Eldorado, estavam este que vos escreve, Emerson Luis, Mario Reys, Alexandre Martins, José Roberto Reder Borges (os dois últimos já falecidos), entre outros.

No player abaixo, é possível acompanhar o momento em que foi divulgado o Oscar para o melhor filme estrangeiro. Apesar da torcida por "O Quatrilho", o escolhido da academia foi "A Excêntrica Família de Antonia". Na época, o filme não era tão conhecido por aqui. Mel Gibson foi o responsável pelo anúncio.



Mel Gibson, por sinal, foi o grande vencedor do Oscar naquele ano, com "Coração Valente". Abaixo, temos o momento em que o prêmio de melhor filme é concedido.

Nenhum comentário: