sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

O caso das interferências da Rádio 9 de Julho

No dia 7 de janeiro, publicamos aqui o post "Rádio 9 de julho "invade" o Globo Esporte" (Clique aqui e leia mais a respeito).

Uma fonte da emissora, que desejou não se identificar, diz que a mesma não teve conhecimento sobre o incidente envolvendo o link ao vivo no Globo Esporte. A Rede Globo fez qualquer tipo de comunicação à Rádio 9 de Julho a esse respeito. Essa mesma fonte não descarta a possibilidade desse tipo de interferência acontecer. Contudo, segundo ela, o problema estaria no equipamento (especialmente a fiação) utilizado durante o link.

Sobre a interferência nos equipamentos eletrônicos da vizinhança, essa mesma fonte diz que a 9 de Julho está dentro dos limites de potência determinados pela Anatel. Diz ainda que o sinal de outras rádios também causa essa interferência. Contudo, como o parque técnico de algumas delas está afastado dos grandes centros, como por exemplo perto de represas e estradas, o transtorno causado é bem menor.

A fonte ouvida pelo Rádio Base lembra ainda que vários equipamentos eletrônicos não são fabricados da forma que deveriam ser, com fios blindados, etc. Segundo ela, esse é um fator que facilita muito a questão da interferência. Por último, informa
que a emissora tem um responsável técnico que trabalha 8 horas por dia e que ele está atento a essa questão, sempre trabalhando para evitar que transtornos como esse aconteçam.

Um comentário:

Marco Antonio Ribeiro disse...

Se realmente está havendo este tipo de problema, a culpa não é da rádio, muito menos dos moradores. A culpa é da Anatel que tem de fiscalizar a emissora para evitar que esse tipo de problema não aconteça. Cabe a ela esclarecer e resolver esta situação caso ela exista mesmo.