domingo, 2 de agosto de 2020

Play FM: nova emissora do grupo Band Rádios tem mais equívocos do que acertos

Com muita pompa e circunstância, foi anunciada a estreia da Play FM, a "caçulinha da Rede Bandeirantes de Rádio". 

Ela ocupa os 92,1 MHz do dial paulistano, que em outras reencarnações já foi a sertaneja 92 FM, Líder FM e a Sulamérica Trânsito FM. 

Não dá para dizer muita coisa sobre ela. Talvez daqui a seis meses é possível que se faça uma avaliação melhor da emissora. 

Mas, pelo cheiro da brilhantina, do jeito que está, ela não ira muito longe: a programação musical é confusa porque garante "tocar o melhor dos anos 80, 90 e 2000". Há quem diga que na sua fórmula tem um pouco de Alpha FM, Antena 1, JB FM, Estilo FM, Eldorado FM. 

Engodo. Não me consta que essas emissoras tocou em alguma época sertanejo dos anos 90 para cá ou pagode do fim do século. Artistas desses estilos musicais são típicos do segmento "popular" do dial, não é mesmo?

A Band Rádios tenta há muito tempo, sem sucesso, emplacar no segmento "adulto-contemporâneo". Segundo o portal Tudo Radio, a Band pretende fazer da Play FM, a cabeça de uma nova rede de rádio do grupo voltada pretensamente a esse público, uma vez que é um ótimo filão de mercado que, pode não ter tanta audiência, mas garante um bom faturamento para emissoras comerciais, e prestígio para rádios educativas, estatais e institucionais.

Porém, o máximo que a Band Rádios conseguiu, foi fazer uma terceira rádio no segmento popular, no qual eles são praticamente imbatíveis, diga-se de passagem. 

Quem ouve a Play FM tem a nítida impressão de ouvir a Band FM, só que em vez de ouvir os "hits atuais", ela ouve alguma coisa dos anos 80 ou 90. O estilo de locução é o mesmo, as falhas operacionais são quase as mesmas (ao "desanunciar" a música - quando o faz - o locutor tem que berrar ao microfone porque o BG está muito alto) e nem todas as músicas são devidamente identificadas ao fim de sua execução ou da execução do bloco. 

A situação ainda piora porque a emissora não tem site próprio e é quase impossível saber o que está tocando, a menos que locutor faça a gentileza (que lhe parece um grande favor) de dizer ao menos quem está cantando. 

Enfim, mesmo contando com um time de profissionais experientes, a Rádio Play FM ainda tem que "comer muito arroz e feijão" para ver se o público alvo que eles querem alcançar vai "comprar a ideia". 

Resumo da Ópera: a rádio até que é boa, mas essa história de enfiar sertanejo e pagode dos anos 90 "de contrabando", pega mal, né? Até lá, sugiro ao pretenso "público-alvo" que continue ouvindo Alpha FM, Antena 1, JB FM, Estilo FM, Eldorado FM.....

Veja abaixo o flagrante de parte do playlist do domingo de manhã da Play FM, anotado pela nossa redação. Faltam muitas informações que a locutora do horário simplesmente não passou e nem tem como conferir em algum site da internet:

Kid Abelha - A Fórmula do Amor
Bruno e Marrone* - ?????
Rod Stewart - Every Beat of My Heart
Cidade Negra - O Erê
Fanzine - Uma História de Amor (tema de novela)
Lionel Ritchie - Dancin' on the Seeling
Fábio Júnior - Enrosca
????? - Can't Fight Feeling
Grupo Sensação* - (Pagode)
Frank Valli - Grease
A Cor do Som - Tão Natural
Ritchie - Menina Veneno
Gian & Giovanni* - ?????
Lulu Santos - O Descobridor dos Sete Mares
Take Five??? - ????
(Pagode)* - ??????
Stevie Wonder - Part Time Lover (ao vivo)
Sandy & Júnior* - É imortal
Toto - Lia
Gilberto Gil - Andar com Fé
Rouge - Raga Tanga
C&C Music Factory - Take a Toke

Um comentário:

Alexander Tovar disse...

Nao vai lobge nao.Infelizmente faltam coragens aos "Donos" de emissoras de querer colocar o Brasil junto à emissoras de rádios mundiais, de nivel internacional, não basta ter dinheiro, melhores equipamentos, se quem está no comando não tem interesse em formr musicalmente e culturalmente um geração, praticamente "perdida" em termos musicais. Hoje o sonho de consumo brasileiro, ou é esses "Sertanojo" ou "Funk" e o que representa a musica brasileira hoje é isso e "dançando a bunda até o chão" é a musica da "Bunda" ou entao esss coisas medonhas de sertanojo!!Como só pensam em dinheiro, dificulmente vão se preocupar em querer ser um z100 ou KTU ou radios Européias, vão continuar "emburrecendo" a grande "massa" que vai continuar acreditando que esses cantores são "cantores de sucessos Internacionalmente", o que é mentira, so no Brasil mesmo, diferente de uma Madonna, Michael Jackson onde o mundo conhece!