segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Jovem Pan Esportes e Rádio Craque Neto batem recordes de visualizações e disputam audiência no Youtube

O comentarista Bruno Prado e o narrador Guilherme Dias comandam a transmissão do jogo SantosXBragantino pelo canal Jovem Pan Esporte, no último dia 9 de agosto: liderança na audiência desde o primeiro minuto (Foto: Reprodução / Youtube)


O cancelamento em cima da hora da partida Goiás X São Paulo, válido pelo Brasileirão 2020, atrapalhou a transmissão não só das emissoras de TV, como também das rádios que transmitem com ou sem imagens. Algumas delas optaram por transmitir Flamengo X Atlético-MG. Umas poucas preferiram transmitir Santos X Bragantino. Quem optou por esse segundo jogo, seu deu bem. Pelo menos foi o caso dos canais de vídeo da Rádio Craque Neto e da Jovem Pan Esportes, que disputaram a preferência dos ouvintes/internautas durante o espetáculo.

O ex-jogador Neto comanda a transmissão na rádio que leva o seu nome: disputa acirrada com garndes emissoras pela audiência na plataforma digital (Foto: Reprodução /Youtube)
O ex-jogador Neto comanda a transmissão na rádio que leva o seu nome: disputa acirrada com garndes emissoras pela audiência na plataforma digital (Foto: Reprodução /Youtube)

Segundo levantamento feito por este blog na tarde de ontem com base nos números fornecidos pela plataforma digital, durante os quase 100 minutos de partida, a transmissão comandada por Guilherme Dias e Bruno Prado, rendeu ao canal da Jovem Pan no Youtube 4148 visualizações em média; para a Rádio Craque Neto, Santos X Bragantino, comandado pelo próprio comentarista esportivo e proprietário da web rádio, o número de internautas ligados era de 3795; em esquema semelhante de transmissão - em que não é mostrado o jogo em si, mas dados, estatísticas, além dos narrador, comentarista e repórteres - a Santos TV, que é ligado ao Santos Futebol Clube, conseguiu a atenção de 3150 pessoas, provavelmente sendo a maioria de torcedores santistas.

A transmissão da Rádio Bandeirantes acabou sendo prejudicada pois estava programada a transmissão de GoiásXSão Paulo e. às pressas, a emissora decidiu transmitir o jogo que corria na Vila Belmiro, com o comando de Rogério Assis. Ainda sim, apesar da baixa audiência de início, o canal conseguiu uma boa evolução ao longo da transmissão, atingido um pico de 2.717 visualizações no segundo tempo.

Fig.1: Média de audiência durante o jogo Santos X Bragantino (Fonte: You Tube)

Quem não se deu bem foi a 105 FM, que optou por transmitir apenas em áudio, deixando uma tela fixa no ar, amargando uma média de 88 views, com pico de 211 espectadores/internautas. Fica a lição de que, se vai transmitir com imagens pelas plataformas digitais, não basta apenas a rádio a captação do áudio. É preciso ter imagens, nem que ela seja gerada por uma simples webcam, tal como faz a CBN em alguns horários. 

Nas rodadas anteriores.... - Não é a primeira vez que esta disputa pela transmissão de jogos de futebol pelo rádio, através das plataformas digitais, mais notadamente o You Tube, a rede social de vídeo mais vista na internet. 

Na semana retrasada, Corinthians X Bragantino, partida válida pelas semifinais do Campeonato Paulista trouxe à Rádio Bandeirantes uma média de 44 mil visualizações; nos dois canais de vídeo da Jovem Pan (Jovem Pan Esportes e Jovem Pan News), 83 mil; o canal da Rádio Craque Neto chegou a incrível marca de 140 mil visitantes assistindo a transmissão ao vivo, verdadeiro recorde nessa modalidade de conteúdo "radiofônico". Se fosse no rádio convencional, teria sido líder de audiência no horário. 

No domingo seguinte em que o Corinthians enfrentou o Palmeiras no primeiro jogo da final, a vantagem foi da Rádio Bandeirantes, cuja transmissão era comandada por Ulisses Costa, com a participação do Craque Neto como comentarista, que atingiu mais de 70 mil visualizações, dando o segundo lugar para a Jovem Pan com quase 32 mil e a Rádio Craque Neto, com pouco mais de 22 mil espectadores/internautas. 

Evolução da audiência durante a partida Santos X Bragantino (Fonte: You Tube)
Fig. 2 - Evolução da audiência durante a partida Santos X Bragantino (Fonte: You Tube)

Na quinta-feira, durante a cobrança de pênaltis que deu o título de campeão estadual paulista ao Palmeiras contra o Corinthians, a Rádio Craque Neto registrou 110.793 visualizações; Jovem Pan News + Jovem Pan Esporte, 108.335; Rádio Bandeirantes, 33.726; e a Energia 97, 26.488.

Tendência - O panorama que se desenha no mercado radiofônico é de, cada vez mais, as emissoras de rádio também transmitirem seus conteúdos em plataformas de vídeo. As grandes emissoras de rádio AM e FM das grandes capitais brasileiras já o fazem há algum tempo, tanto no Youtube, como no Facebook, por exemplo. Até o momento, a Jovem Pan é quem tem atraído mais internautas com o seu conteúdo em "áudio e vídeo" e consegue fazê-lo sem perder a audiência em suas duas redes de rádio. 

Após quase 20 anos tentando "fazer televisão" na internet, a Pan parece ter conseguido chegar ao equilíbrio de transmitir a mesma programação tanto nas plataformas digitais com imagem, como nas suas emissoras de rádio online e offline. E o número de inscritos em seus canais no You Tube comprovam o sucesso. É claro que a emissora diz ter feito um investimento vultuoso para chegar a tal resultado. Investiu em novos equipamentos de áudio, em transmissão digital de som e imagens, construiu um estúdio para esse fim (Panflix) e contratou vários profissionais de vídeo para reforçar a equipe. Nas transmissões ao vivo, suas principais atrações chegam a superar canais de notícias de outras origens, como os de televisão, por exemplo.

Notável também é o desempenho de algumas web rádios, que transmitem parte de seu conteúdo nas redes sociais. Trata-se de uma plataforma em que o conteúdo radiofônico tende a se expandir. Ao contrário da mídia tradicional, webradios e podcasts não precisam depender majoritariamente da verba do mercado anunciante, embora ele seja bem vindo também. Graças ao seu baixíssimo custo operacional em relação às emissoras AM e FM, ele é mais ágil e menos burocrático na hora de veicular publicidade. Isso até o ouvinte sabe. Vamos ver quando os publicitários perceberão isso de uma vez por todas, antes que seja tarde demais para eles.

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