segunda-feira, 8 de abril de 2019

Governo de Minas Gerais anuncia fechamento da Rádio Inconfidência AM


Após 83 anos de atividades, a Rádio Inconfidência AM 880 KHz de Belo Horizonte, uma das mais antigas emissoras de rádio do país, vai encerrar as suas transmissões daqui a 30 dias na frequência AM. A informação foi confirmada pelo secretário estadual da Cultura do governo de Minas Gerais - proprietária da emissora - Marcelo Matte na noite da última quinta-feira, em cerimônia dos novos dirigentes do setor no Palácio das Artes e deixou os servidores do órgão em estado de apreensão com as possíveis demissões.

“Num prazo adequado, com planejamento, cuidado, preservando conteúdos relevantes, terá de ser extinta como todas as grandes redes de rádio já fizeram. Abandonaram a faixa AM porque isso é uma imposição legal”, disse Matte ao ser questionado sobre o possível fim da Inconfidência AM.

O caso foi assunto de duas reuniões na última sexta-feira, segundo o Sindicato dos Jornalistas, que alega que o governo pretende demitir concursados ilegalmente. As demissões chegariam a um terço do quadro. 

De acordo com funcionários da Rádio Inconfidência, que preferiram não se identificar para evitar retaliações, o temor é porque a maior parte dos concursados está lotada na emissora AM. A transferência foi ocorrendo em gestões passadas e teria sido feita para dar espaço para a contratação de comissionados na FM. Há ainda o temor de que isso seja o início de um desmonte da emissora pública. 

 “O clima é de tristeza e muita revolta, porque nós fizemos concurso dentro do que a lei exige e nossos salários estão abaixo do mercado. Os comissionados, não só da rádio, mas de todo o estado, são muito melhor remunerados e não faz sentido querer fazer economia com quem já não representa tanto custo assim”, disse um servidor.

A Inconfidência AM é a rádio mais antiga de Minas, tem 82 anos e o sinal da emissora chega a todos os municípios mineiros. Ficou conhecida como "Gigante no ar". 

No evento, o vice-governador Paulo Brant disse que todos os equipamentos culturais do estado serão mantidos, mas “transformados e melhorados”. 

O governo de Minas foi questionado sobre as possíveis demissões na Inconfidência mas ainda não se manifestou sobre o assunto. (Com informações dos portais O Tempo e EM)

************************************

Não sou vidente, mas alguma coisa me diz que a Inconfidência AM não será fechada. Creio que vá migrar para a faixa de FM, como já está acontecendo com algumas emissoras pequenas do interior do país. O problema é que, nos grandes centros, essa migração está demorando demais. É sabido que os governos anteriores garantiram que todas as emissoras AM passarão a transmitir em FM porque é mais barato, a operação é bem mais simples, ainda mais com o auxílio da internet, o alcance é muito maior. Além do mais, se quisessem mesmo ter fechado, já o teriam feito, não ficariam "ameaçando". Talvez estejam esperando que a sociedade mineira e os ouvintes de rádio daquele estado protestem contra tal absurdo. Típico balão de ensaio. Se o povo chiar, a gente volta atrás. Se ninguém der falta da rádio.......é aguardar para ver.


Nenhum comentário: