quinta-feira, 31 de maio de 2018

Jornalista e apresentador da Rádio Jovem Pan lança “Biografia das Copas”


O jornalista Thiago Uberreich, apresentador do "Jornal da Manhã", da Rádio Jovem Pan, vai lançar no próximo dia 12 de junho, em São Paulo, um livro que de fato é muito curioso. Trata-se da "Biografia das Copas", publicado pela Onze Cultural.

Na obra, o autor promete resgatar passagens históricas, oferecendo ao leitor um cenário de cada mundial, de 1930 a 2014. Além de relatar o que aconteceu em cada torneio, seu contexto político e histórico, o livro expõe fichas dos jogos do Brasil, um resumo das partidas das demais seleções e, a partir de 1970, o início da transmissão ao vivo pela TV.

O objetivo é mostrar ao leitor o que acontecia no Brasil e no mundo na época em que esses campeonatos eram realizados: “A intenção é de que o leitor faça uma viagem no tempo. Normalmente, lemos biografias de pessoas. Mas é perfeitamente possível biografar eventos que mexem conosco, como a Copa do Mundo, o torneio esportivo mais assistido do planeta – a final da última Copa foi vista por 1 bilhão de pessoas”, afirma Uberreich.

Aficionado por Copas - Mesmo não atuando especificamente no jornalismo esportivo, Thiago se confessa um "fanático" em Copas do Mundo: “Na época da Copa de 1990, ainda com 13 anos, comecei a colecionar material relativo aos mundiais. Ganhei dos meus pais o primeiro livro que li sobre o assunto. Era uma obra pequena, escrita pela jornalista Solange Bibas: ‘As Copas que ninguém viu’ contava os bastidores dos mundiais de 1930 a 1978. Apesar de defasado, ainda era vendido em livrarias, às vésperas da Copa de 1990. A partir daí, nunca mais parei de colecionar material sobre futebol”, conta Uberreich.

O jornalista é, ainda, um inveterado colecionador de imagens de futebol: “Tenho guardados todos os jogos na íntegra de 1966 (Inglaterra) até hoje. Antes daquele mundial, eram raras imagens de jogos completos, mas os poucos que existem tenho em meu acervo”. O material foi fundamental para escrever “Biografia das Copas”.

Prefácio de Mauro Beting - “Biografia das Copas” tem prefácio do amigo e colega de Rádio Jovem Pan, o comentarista esportivo Mauro Beting: “Thiago é um Cafu que faz tudo e muito bem. Parece estar em todos os lugares. Ou sabe onde procurar. Traz não só uma sinopse bem observada e condensada de cada partida como a cobertura da mídia brasileira em cada torneio. Resgata manchetes e consegue nos projetar naqueles meses que ficam por toda a vida com a gente”.


Livro: “Biografia das Copas”
Autor: Thiago Uberreich
Editora: Onze Cultural 
Lançamento: 12 de junho de 2018
Horário: 18h
Local: Livraria Cultura do Conjunto Nacional - Avenida Paulista, 2.073, São Paulo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Solange Bibas, apesar do nome, era homem. Que Deus o tenha em um bom lugar.