terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Eli Correia, Joseval Peixoto e Cultura FM são alguns dos ganhadores do APCA Rádio de 2017

O comunicador Eli Correia, da Rádio Capital AM de São Paulo, vencedor do troféu de melhor apresentador de Rádio de 2017, segundo a APCA (Foto: Divulgação)
Reunidos na noite desta segunda feira, em São Paulo, os críticos associados da APCA escolheram os melhores do ano nas artes e nas comunicações em 12 categorias.  

O homenageado deste ano será o veterano Joseval Peixoto, comentarista e âncora do "Jornal da Manhã", da Rádio Jovem Pan, com mais de 60 anos de carreira. Nas décadas de 1960 e 1970, Joseval foi um dos pioneiros na criação de uma nova linguagem na transmissão esportiva no Rádio. Nos anos seguintes dedicou-se ao jornalismo diário. Com seus comentários sensatos, precisos, abalizados e equilibrados sobre os principais assuntos da vida nacional este veterano profissional tornou-se uma referência obrigatória na imprensa brasileira.

Desde de 2016, o decano jornalista pode ser visto (e ouvido) em ação no noticiário matutino da Jovem Pan, juntamente com seus colegas de jornada, com imagens pela internet. Desta forma, o internauta pode apreciar todo seu infinito talento de orador no seu "Destaque Final", ponto alto do jornalístico, que encerra o "Jornal da Manhã".




Oiiiii, Gente!! - O destaque na categoria Rádio vai para o comunicador Eli Correia, da Rádio Capital AM de São Paulo - um dos mais populares e de maior audiência do rádio brasileiro - e seu quadro "Que Saudade de Você", diariamente no ar há quase quarenta anos, em que o radialista lê e interpreta casos de vida relatados por seus ouvintes por meio de cartas.

Este quadro, que faz parte da edição vespertina do programa que leva o seu nome, foi produzido durante mais de duas décadas pelo produtor e amigo José Roberto Gama (falecido em 2015), como o próprio Eli faz questão de lembrar. Gama era responsável não só por este quadro como também pelo programa inteiro. Mesmo com seu desaparecimento, a equipe atual de produção soube manter a qualidade e audiência do programa, como enfatiza o "Homem Sorriso do Rádio", apelido pelo qual é Eli Correia também é conhecido, desde que criou o bordão "Oiiiiii, Gente!", ainda na década de 1970, ao cumprimentar seus milhares de ouvintes.

Esta será a primeira vez que tanto Eli Correia como Joseval Peixoto receberão o Troféu APCA de Rádio.

O Grande Prêmio da Crítica irá para a Rádio Cultura FM de São Paulo, que em 2017 comemorou 40 anos de atividades. Em julho deste ano, a emissora comemorou a data com uma grande apresentação na Sala São Paulo, que foi transmitida ao vivo com talento e competência tanto pela própria Cultura FM, como pela TV Cultura e por suas redes sociais (veja no vídeo abaixo). Comandado pelo apresentador Fábio Malavoglia, o programa relembrou o nascimento da emissora, bem como os principais momentos de suas histórias, além dos profissionais que por lá passaram. Apesar de abranger vários tipos de estilos populares, a Cultura FM é a principal referência de programação radiofônica dedicada à música erudita no Brasil.




Veja abaixo a lista completa dos ganhadores do APCA 2017 na categoria Rádio

Prêmio Especial do Júri:
"Música do Bem - A Nova Brasil tirou o sangue das músicas" - Campanha de doação de sangue da Rede Nova Brasil FM;

Produtor (programa musical):
Oswaldo Luiz "Colibri" Vitta - "Hora do Rango", Rádio Brasil Atual;

Produtor (entretenimento):
Antonio Viviani e Nicola Lauletta - "Voz Off" (http://www.radiofobia.com.br/podcast/) ;

Produtor (jornalismo):
Heloísa Granito - "Via Sampa", USP FM;

Melhor apresentador:
Eli Correia - "Que Saudade de Você" (Programa Eli Correia - Rádio Capital)

Grande Prêmio da Crítica: "Especial Cultura FM 40 anos" - transmissão ao vivo pelo rádio, tv aberta e redes sociais.

Homenagem Especial: Joseval Peixoto - Jovem Pan

Durante a votação desta segunda feira, o júri de Rádio decidiu que os indicados que não foram premiados este ano poderão concorrer em 2018 nas mesmas categorias ou em outras, de acordo com o entendimento dos jurados. A cerimônia de entrega dos prêmios acontecerá no primeiro semestre de 2018, em São Paulo.

Nenhum comentário: