domingo, 17 de setembro de 2017

Nova Rádio Globo se esquece de cobrir (e promover) o Rock in Rio


Em uma de suas edições mais desinteressantes nos seus mais de 30 anos de história, o Rock in Rio teve início na noite desta sexta feira, na capital fluminense. E como não poderia deixar de ser nesses "tempos estranhos", tem a promoção total do Grupo Globo, tendo a Rede Globo e o canal Multishow à frente e os demais veículos do conglomerado na retaguarda. Entretanto parece que esqueceram de avisar ao Sistema Globo de Rádio que eles também fazem parte do conglomerado de mídia. 

Ao menos no site da "Nova Rádio Globo" há muitas poucas referência sobre o festival. A mais evidente é uma pavorosa enquete, comandada por Otaviano Costa (só podia ser!) com "estrelas" da dramaturgia "global" revelam "quem gostariam de assistir no Rock in Rio 2017". E é só. No mais, qualquer referência ao evento fica pela cobertura para lá de usual do jornalismo estilo "refogado de chuchu light sem sal" da Rádio Globo. E ficou só nisso. Nem os artistas que estão se apresentando no palco principal são divulgados na programação musical de forma planejada, o que dirá aquelas bandas e cantores que estão "line up" dos palcos secundários? 

Para não passar em brancas nuvens, eles poderiam ao menos transmitir ao vivo, em tempo real, pelo menos uma parte das atrações, tal como a 89 FM fez com o festival "João Rock", em Ribeirão Preto (SP) e a Band FM com a "Festa de Peão de Boiadeiro" de Barretos(SP). Com certeza, "know-how" e infraestrutura o Sistema Globo de Rádio tem. Ou tinha... 

O mais estranho é que antes de fazer uma reforma geral na programação e desmontar a rede, entregando de bandeja sua enorme e cativa audiência para as concorrentes Rádio Capital (SP) e Super Rádio Tupi (RJ), visando "buscar um público ligado nas redes sociais (?)", os criadores do novo projeto disseram a "sintonia" com os demais negócios da Globo seria cada vez maior.

O que se viu até agora nesse quesito, foi um conteúdo baseado em amenidades e frivolidades de celebridades das novelas, seriados e programas esportivos da casa. Com exceção de alguns poucos programas que tentam fugir dessa "sinergia emprenhada pelas orelhas" - "Revista Rádio Globo",com Roberto Canázio, "Ronca Ronca", com Maurício Valladares, "Globo Esportivo", da equipe de Oscar Ulisses e alguns outros - tudo é voltado ao mundinho "Projac", que hoje atende pelo nome de "Estúdios Globo". 

Talvez os novos gestores da "Nova Rádio Globo" queiram conquistar algo muito mais interessante do que a fatia do mercado radiofônico tão grande e heterogênea entre si - que inclui concorrentes como Alpha FM, JB FM, Jovem Pan, Transamérica, 89 FM, Band, Nativa, Nova Brasil FM e afins - e nós, ouvintes, ficamos aqui preocupados achando que eles estão fazendo uma enorme bobagem, não é mesmo? 

5 comentários:

Anônimo disse...

Infelizmente a Rádio Globo está assinando um atestado de incompetência com os seus ouvintes quando o assunto envolve o Rock in Rio!!! Quem deve estar rindo à toa com isso, são o Canal Fechado Multishow e o G1 que estão dando conta do recado ao mostrar todos os shows na íntegra...

Se forem procurar nas redes sociais da Rádio Globo, ou seja, Facebook, Twitter e Instagram, respectivamente, eles não estão dando uma linha se quer sobre isso!!! QUE VERGONHA!

Anônimo disse...

O "Globo No Ar" ainda existe???

Wagner - Mauá, SP

Anônimo disse...

Pessoal. Existe um contrato de exclusividade com a Rede Mix fechado com a organização do festival antes das mudanças da Nova Rádio Globo. Parece óbvio que a emissora não tem poderes legais para "promover" o evento.

Marco Antonio Ribeiro disse...

Notas da Redação:
1) O informativo "O Globo no Ar" foi extinto, com a entrada da nova programação da Rádio Globo.

2) O canal por assinatura Multishow e portal de notícias G1 também fazem parte do Grupo Globo, ao qual pertencem as rádios Globo e CBN. Aliás, pelo que foi divulgado, o G1 e Multishow também estão envolvidos, ainda que discretamente, no projeto da "Nova Rádio Globo".

Marco Antonio Ribeiro disse...

O leitor "anônimo" tem razão: a Mix FM vem veiculando chamadas sobre o "Rock in Rio" como a emissora oficial do evento, certamente para todo o território nacional. Obrigado pela colaboração.