quarta-feira, 26 de julho de 2017

Afiliada da TV Globo abre inscrições para curso de residência em jornalismo

Participantes da última edição do Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta (Imagem: Divulgação)

Estão abertas as inscrições para a 20ª edição do Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta, afiliada da TV Globo no Espírito Santo. O programa oferece três meses de imersão gratuita na imprensa profissional e aceita participação de universitários em último ano do curso de jornalismo ou relacionados à área de comunicação e profissionais com até dois anos de formados.

O veículo de comunicação promove o curso há duas décadas, investindo na formação de novos profissionais por meio de palestras, aulas práticas, visitas técnicas e acompanhamento diário da produção de notícias.

De acordo com os responsáveis pelo curso, as inscrições serão aceitas até o dia 28 de julho. Para se inscrever, o interessado deve preencher o formulário disponível no Blog dos Residentes e aguardar a confirmação para garantir presença na prova que será realizada em 7 de agosto, na Rede Gazeta.

A primeira etapa da seleção é presencial e abrange questões de conhecimentos gerais e de jornalismo. Será realizada no auditório da empresa, das 9 às 12 horas. Por pontuação, são selecionados 30 candidatos que serão entrevistados individualmente. A lista com os 15 aprovados para participarem do curso será divulgada em 20 de agosto nos veículos da Rede Gazeta. As aulas começam em 4 de setembro e vão até 30 de novembro.

“O jornalismo é uma atividade viva, que tem o pulso da cidade e por isso tem que acompanhar essa evolução. A única coisa que não muda e da qual não abrimos mão são os nossos valores, a nossa crença no real papel social desempenhado pelo jornalismo de verdade. Acredito que seja esse o segredo do nosso sucesso. Existe aqui uma troca entre a sabedoria e experiência dos profissionais da Rede com profissionais jovens, recém-formados e antenados com o que está acontecendo, trazendo tendências e agregando mais conhecimento para as nossas equipes”, declara a diretora de desenvolvimento institucional da Rede Gazeta, Leticia Lindenberg.

O curso é gratuito e conta com patrocínio das empresas Águia Branca, Eco 101 e Vale. O objetivo do programa é aliar a teoria da sala de aula com a prática das redações jornalísticas. “Os residentes têm a chance de colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos na academia, participar de coberturas externas e ainda produzir reportagens especiais junto com os repórteres das redações. Sempre reforço que é ótima escola para quem gosta de jornalismo”, diz a coordenadora do curso e gerente de relações institucionais, Luciane Ventura.

Segundo a Rede Gazeta, a cada ano, o curso de residência tem atraído mais candidatos de fora do Espírito Santo. No último ano, os candidatos que passaram pelo processo seletivo vieram de universidades federais, estaduais e particulares de todo o país. Além dos capixabas, foram confirmados participantes de Viçosa, Juiz de Fora, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Governador Valadares, Pernambuco, Maranhão, Bahia, Santa Catarina, Paraná, Piauí e até Moçambique, na África.

Na Rede Gazeta, jornalistas como o apresentador do ‘Bom Dia ES’, Mário Bonella; o macro editor de cidades da redação multimídia, Geraldo Nascimento; a editora executiva Elaine Silva e o editor do G1 ES, Rodrigo Rezende, são alguns dos profissionais que já passaram pelo treinamento. O público poderá acompanhar a produção e o dia a dia dos estudantes por meio do blog no portal Gazeta Online e, também, os bastidores na página do curso no Facebook. (Portal Comunique-se)

Nenhum comentário: