quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Rabequeiro Salú faz show e ministra oficina em SP

Maciel Salú faz um passeio por ritmos brasileiros como o forró de rabeca, coco, ciranda e cavalo marinho, sem deixar de fora seu repertório autoral (Foto: Adolfo Sonteria / Divulgação)
O cantor e rabequeiro pernambucano Maciel Salú leva para São Paulo a festa "Baile de Rabeca", que será realizada na Casa do Núcleo, nesta sexta-feira, dia 9, às 21h.
Além do show, o artista ministrará uma oficina prática de rabeca no sábado, dia 10 e domingo, dia 11. Os eventos integram um conjunto de atividades que Maciel vem promovendo com o objetivo de difundir e dar visibilidade à rabeca, instrumento de origem árabe bastante presente no cancioneiro popular brasileiro. 

No Baile, Maciel Salú faz um passeio por ritmos brasileiros como o forró de rabeca, coco, ciranda e cavalo marinho, sem deixar de fora seu repertório autoral. No show, o artista conta ainda com a participação do também pernambucano Mestre Nico (Siba, Alessandra Leão), percussionista que, assim como Maciel, tem como base de sua formação artística os terreiros de Maracatu Rural em Pernambuco. 

Oficina – O músico e rabequeiro Maciel Salú abordará a rabeca sob os aspectos popular e contemporâneo.  Das matrizes populares, o artista apresentará como elemento as toadas ponteadas e baianos do Cavalo Marinho e do Forró de Rabeca, folguedos de Pernambuco onde o instrumento se destaca. Maciel abordará ainda o diálogo da rabeca com a música contemporânea, trazendo informações técnicas e conceituais de como e quais pedais e acessórios podem ser utilizados de forma a somar e incorporar o som do instrumento.

Nenhum comentário: