sábado, 22 de agosto de 2015

Semana especial em São Caetano apresenta a ópera "La Traviata"

Ópera "La Traviata" é encenada com interpretação em Libras e fones de ouvido para deficientes auditivos e visuais em São Caetano (Foto: divulgação)
Como parte da III Semana da Pessoa com Deficiência de São Caetano do Sul, que promove atividades inclusivas nas áreas de comunicação, cultura e esporte, a Secretaria de Cultura da Prefeitura, em parceria com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida, apresentará o espetáculo "La Traviata" – a ópera contada e cantada.
A obra será encenada no palco do Teatro Paulo Machado de Carvalho (Alameda Conde de Porto Alegre, 840, Bairro Santa Maria), na próxima terça-feira, 25 de agosto, a partir das 20 horas, com a interpretação na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), para os deficientes auditivos – serão disponibilizados fones de ouvidos com transmissão simultânea da audiodescrição, para os deficientes visuais. A entrada é gratuita. 

Baseada nas referências da novela A Dama das Camélias, de Alexandre Dumas Filho, e a ópera La Traviata, do compositor italiano Giuseppe Verdi e do libretista Francesco Maria Piave, a montagem reflete na trama os principais duetos do musical e os detalhes da novela original. Violetta Valèry, uma cortesã parisiense, apaixona-se por Alfredo e larga tudo para viver com ele no interior. Porém, para preservar a honra da família, o pai do jovem o convence a abandoná-la. O casal se separa e em um reencontro, consumida pela tuberculose, Violetta tem um final trágico nos braços de Alfredo. 

"La Traviata" integra o projeto Ópera Curta, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, que divulga a produção artística do gênero teatral que deriva das óperas convencionais. As encenações possuem dramaturgia própria que preserva traços da história original. 

Informações adicionais sobre o espetáculo podem ser obtidas na Secretaria de Cultura, pelos números (11) 4232-1237 e (11) 4232-1294. 

Nenhum comentário: