terça-feira, 7 de julho de 2015

Ballet Stagium encena "Figuras e Vozes" no teatro São Pedro

 A pesquisa do Stagium caminhou pelos conflitos da primeira grande guerra mundial (Arnaldo Torres/Divulgação)

O espetáculo Figuras e Vozes, do Ballet Stagium, faz curtíssima temporada - de 8 a 10 de julho de 2015 - no Theatro São Pedro, na Barra Funda, em São Paulo. 




Nessa coreografia, a companhia se lança no desafio de investigar o estado de espírito dadaísta, como ele emergiu e suas implicações na nossa contemporaneidade.


A pesquisa do Stagium caminhou pelos conflitos da primeira grande guerra mundial, quando o Dadaísmo surgiu com a clara intenção de destruir todos os sistemas e códigos estabelecidos no mundo. Como ideologia, o dadaísmo agregava forte conteúdo anárquico, opondo-se a qualquer tipo de equilíbrio e racionalidade. Nesse sentido, a criação artística da época também adentrava em um novo olhar, que obrigava o espectador a mudar o ângulo de visão.

Em Figuras e Vozes, o aleatório e o acaso brotam como provocação num mundo totalmente institucionalizado e movido pela rapidez das informações, colocando em questão a finalidade das nossas ações. O espetáculo propõe uma nova perspectiva do olhar, com o intuito de recriar nossos valores e rever o nosso universo simbólico, instigando assim a busca das muitas respostas para as nossas eternas perguntas.

Para Décio Otero, idealizador da companhia, “o fato de criar uma companhia independente em 1971 foi um ato de heroísmo no Brasil. Hoje, nesse trabalho, tratando da filosofia do Dadaísmo, nos transportamos para início do grupo, quando do nada criamos uma companhia atuante, consistente e referencial. E assim continuamos, mais de quarenta anos depois, transformando o nada em algo que sempre acaba nos surpreendendo”. Márika Gidali, também fundadora do Stagium, complementa: “É divertido ter liberdade total de criação e ao mesmo tempo nos darmos o direito de brincar com esta utopia. 

O respaldo veio, logicamente, da bagagem consistente desses anos todos, que foi um aprendizado diário”. Sobre a persistência da companhia em estrear trabalhos e continuar na estrada, o diretor conclui que o romantismo talvez seja o motivo de estarem lutando sempre: “Desde o nosso encontro em 1971, sempre fomos românticos em todos os sentidos, acreditamos que a nossa opção de vida atua de alguma forma na sociedade que estamos inseridos, daí a nossa insistência".

++++++++++++++++++++
Figuras e Vozes - De 8 a 10 de julho de 2015 - Quarta a sexta, às 20h
Theatro São Pedro
Endereço: Rua Doutor Albuquerque Lins, 207 - Barra Funda - São Paulo/ SP
Capacidade da Sala: 636 lugares
Ingressos: R$ 20,00/ R$ 10,00 (meia) / Duração - 60 min / Faixa etária - LIVRE
Tel.: (11) 3661-6600
Bilheteria: (11) 3667-0499 Horários para venda antecipada: das 10hs as 20hs ( Terça a Domingo)
Vendas pela internet no site www.ingressorapido.com.br. Tel: 4003 1212
Cartões: Visa e Visa Electron/ Ar-condicionado/ Bar & Café/ Acessibilidade para Pessoas com Deficiência

Nenhum comentário: