Nesta edição, que tem como entrevistadores Miriam Mehler e Annamaria Dias, Etty Fraser conta passagens dos seus 84 anos de vida e dos 56 de carreira. Dos cerca de 90 trabalhos que fez no teatro, cinema e televisão, muitos marcaram a história da dramaturgia, como Pequenos Burgueses e O Rei da Vela, no teatro Oficina, e a novela Beto Rockfeller, na TV Tupi.
Fraser fala de seu primeiro trabalho amador, A Incubadeira, de José Celso Martinez Correa, que lhe rendeu o prêmio de melhor atriz, o qual lhe foi entregue pelas mãos do ex-presidente Juscelino Kubitschek.
Entre as histórias que guarda na memória, a atriz lembra quando recebeu o convite de Tônia Carreiro, Paulo Autran e Adolfo Celi para ingressar no teatro profissional. Ela diz que ligou para sua mãe, perguntando: “Mamãe, se eu abandonar o magistério para trabalhar na companhia Tônia, Autran e Celi, a senhora continua me dando casa e comida?”.
Sua participação como atriz e produtora do Teatro Oficina é outro capítulo que ela revive ao contar fatos que vão da censura durante o regime militar até seu casamento, lembrando que foi o local onde conheceu seu marido, o ator Chico Martins.
Seu trabalho na televisão é ressaltado com passagens em diversas emissoras e com sucessos em novelas como Beto Rockfeller e Nino, o italianinho.
Esta edição do Persona em Foco conta com depoimentos de amigos e profissionais, como Zé Celso, Marcos Caruso, Renato Dobal e Jonas Melo.
Sobre o Persona em Foco - O programa Persona em Foco resgata a história de atores, diretores e autores que solidificaram os pilares das artes cênicas do Brasil. Por meio de entrevistas, a produção ainda traça um panorama do teatro e da televisão no País. Na atração, apresentada por Atílio Bari, com roteiro de Analy Alvarez, os artistas narram suas trajetórias e fazem revelações inéditas de momentos emocionantes ou cômicos. O Persona em Foco ainda é enriquecido por vídeos históricos, fotos e material de arquivos pessoais dos biografados. Há também depoimentos de amigos e colegas de trabalho.
“A série constitui um panorama completo e precioso de uma época e de um modo de fazer teatral que foi a mola propulsora de tudo que veio depois, e que está praticamente extinto de nossos palcos. Mas, acima de tudo, é um exercício de amor à arte e à cultura, e em especial ao teatro. Persona em Foco não é um programa de perguntas e respostas. Não é um talk show simplesmente, mas um programa de emoções e memórias que contam a história do teatro”, explica a coordenadora de dramaturgia da TV Cultura, Analy Alvarez.
O programa traz personalidades que ditaram os rumos do teatro paulista e que poucos conhecem, dentre elas, a atriz Laura Cardoso, que fala dos primórdios da televisão brasileira. Ela ainda ressalta a história da TV Tupi, desde sua criação, e relembra a realização ao vivo dos teleteatros. Estão na fila das próximas edições a diretora Nydia Licia, os dramaturgos e novelistas Chico de Assis e Benedito Ruy Barbosa; a atriz Miriam Mehler; e o ator Juca de Oliveira.
Persona em Foco também conta com a série In Memoriam, que irá rever a história de Ícones que dedicaram a vida ao teatro, como Maria Della Costa, Paulo Autran, Gianfrancesco Guarnieri, Plínio Marcos, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário