sexta-feira, 5 de junho de 2015

Meio ambiente domina o domingo na TV Cultura

Rodas sobre Rotas, Repórter Eco, Planeta Terra, Mar Sem Fim e debate com especialistas encerram a programação especial dedicada à temática ambiental. É neste domingo, logo cedo na TV Cultura (Jair Magri / Divulgação)

A TV Cultura preparou uma programação especial para o próximo domingo, dia 7 de junho,  fechando a semana dedicada ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho.


A partir das 17h, a temática é abordada em Rodas Sobre Rotas, série que retrata com humor as curiosidades históricas das cidades paulistas e os aspectos da bioversidade do Estado de São Paulo. Em quatro episódios, os personagens, interpretados por Lara Córdula, Blota Filho, Greta Antoine e Luiz Araújo, trazem a rota turística do Tietê, traçada pelos Bandeirantes, nas cidades de São Paulo, Santos, Cotia e Cabreúva. O roteiro também inclui os caminhos da produção da cana-de-açúcar e do café. 

O Repórter Eco, no ar às 17h30, explica como e quando surgiu a efeméride Dia Mundial do Meio Ambiente. Em matérias especiais, o programa fala sobre o Ano Internacional dos Solos, celebrado em 2015, e lembra que a superfície da Terra é a base da vida no planeta. O alerta é para que as pessoas tratem melhor o solo, que é o responsável pela sobrevivência das pessoas e de outros seres. Oceanos e clima é outra reportagem, que aborda o risco que corre a biodiversidade marinha devido ao aumento da temperatura no Planeta. Um projeto do governo paulista, que prevê o replantio de árvores às margens de nascentes e rios, é mais um destaque desta edição. O consultor do programa, Washington Novaes, fala sobre o PIB verde. Os programas Planeta Terra, às 18h, e Mar sem Fim, às 19h, também integram a data comemorativa. 

Para fechar o domingo, a partir das 21h, a TV Cultura exibe o inédito Especial Meio Ambiente. O debate, apresentado pela jornalista Andresa Boni, contará com a participação de Patrícia Iglecias, secretária de Meio Ambiente do Estado de São Paulo; Marcelo de Andrade Romero, professor titular pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo; Fabio Feldmann, administrador de empresas, advogado e ambientalista; e Jussara de Lima Carvalho, secretária executiva do ICLEI - Local Governments for Sustainability. Serão discutidos temas importantes sobre o meio ambiente, incluindo conservação e restauração ecológica, redução da pegada ambiental com ênfase na gestão de resíduos, vulnerabilidade ambiental e mudanças climáticas, licenciamento ambiental e gestão e conservação da fauna silvestre.

Veja mais em: www.cmais.com.br




Nenhum comentário: