Cultura exibe filme inédito de Ugo Giorgetti com Lígia Cortez e Suzana Alves

"A Cidade Imaginária" retrata os medos e anseios dos imigrantes italianos na noite que antecede seu desembarque em São Paulo. Vai ao ar na faixa Cine Brasil, no sábado, 27 de junho, à 0h (Divulgação/TV Cultura)

Neste sábado, à 0h, a faixa "Cine Brasil" traz um telefilme inédito assinado pelo cineasta Ugo Giorgetti: "A Cidade Imaginária."
Passada nas últimas décadas do século XIX, a produção traz à tona os dilemas, medos e anseios vividos por imigrantes italianos na véspera de sua chegada a São Paulo, terra até então desconhecida para eles. 

Fugindo àquilo que normalmente acontece em filmes sobre imigração, que costumam abordar a vida dos imigrantes em seu novo país, A Cidade Imaginária se passa justamente na noite que antecede o desembarque de italianos em São Paulo, quando eles já estão atracados no porto à espera de, finalmente, vislumbrarem o futuro que os espera.

Embora fictício, o média-metragem trata das reais dúvidas, indagações, hesitações, medos e angústias geradas pelo desconhecido. Além disso, ao longo do filme desfilam as informações incorretas, sonhos e visões fantásticas de pessoas que saíram de suas terras com pouco ou nenhum esclarecimento sobre o seu destino.

"A Cidade Imaginária" também traça uma série de perfis dos imigrantes, desde a maioria formada por camponeses iletrados até os primeiros anarquistas, os aventureiros e as cantoras de ópera à procura de oportunidades.

O elenco do filme conta com nomes do teatro paulista como Lígia Cortez, Helio Cícero, Duda Mamberti, Suzana Alves e Flávio Tolezani. A produção é da SP Filmes de São Paulo.

A Cidade Imaginária
Ficha Técnica
Direção: Ugo Giorgetti
Ano: 2013
Origem: Brasil        
Duração: 52 minutos
Elenco principal: Lígia Cortez, Helio Cícero, Duda Mamberti, Suzana Alves, Flavio Tolezani, Cris Rocha, Luti Angelelli, Marcos de Andrade, Gabriela Westphal e Andrea Tedesco
Classificação: Livre

Serviço
Cine Brasil – Inédito
A Cidade Imaginária
Sábado 27 de junho, à 0h, na TV Cultura

Comentários