domingo, 28 de junho de 2015

Concertos Matinais de domingo traz obras infantis de Villa-Lobos

O maestro Julio Medaglia, que comanda o programa "Concertos Matinais", da TV Cultura (Jair Magri/Tv Cultura)
Com o objetivo de levar ao grande público peças mais conhecidas do repertório clássico, em dia e horário que a família esteja reunida, o programa "Concertos Matinais", apresentado pelo maestro Júlio Medaglia, no próximo domingo, 28 de junho, ao meio-dia, traz músicas sobre temas e ritmos populares, incluindo as Cirandas de Heitor Villa-Lobos.

As cirandas são melodias populares infantis que Villa-Lobos usou como ponto de partida, incorporando material folclórico e sonoridades do modernismo. De certa forma, é um pouco o que Gershwin fez com I got rhythm - declaradamente sua canção predileta - que faz parte do musical Girl Crazy. Aqui, Gershwin usa elementos do jazz e blues, associados aos ritmos e formas já tradicionais. São dois dos compositores que mostraram que união da música popular e a clássica resulta numa excelente combinação.

O repertório do programa ainda conta com grandes obras, como a Abertura  da ópera A flauta mágica, de Mozart; a Abertura de Sonhos de uma noite de verão, de Mendelssohn, que deu origem à música incidental de mesmo nome; as árias e ballet da ópera A filha do regimento, de Donizetti; e Colombo, de Carlos Gomes.


Mais uma vez o espectador vai se surpreender ao descobrir que conhece mais sobre música clássica do que poderia imaginar, e vai apreciar o talento dos artistas brasileiros, como o barítono Paulo Szot.


O programa Concertos Matinais leva ao público a cada semana uma seleção com músicas mais conhecidas do repertório clássico que fazem parte do exclusivo acervo da TV Cultura, num horário que abrange um público variado, de diversas faixas etárias.


++++++++++++++++++++++++++++++++

Concertos Matinais
Apresentação: Júlio Medaglia
28 de junho - 12h
cmais.com.br

Nenhum comentário: