segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Roda Viva, da TV Cultura, entrevista o jornalista que investiga a FIFA



O programa Roda Viva recebe nesta segunda feira em seu centro o jornalista britânico Andrew Jennings, responsável por investigar denúncias de corrupção contra membros da FIFA. Até hoje ele é o único profissional de imprensa mundial banido das coletivas de imprensa da instituição. O programa inédito vai ao ar às 22h, na TV Cultura.

Nascido na Escócia e radicado em Londres, na Inglaterra, Jennings começou a carreira trabalhando para o jornal The Sunday Times. Passou por outras publicaçoes até chegar à rádio BBC Four e à BBC TV, onde começou a atuar como repórter.

Seu primeiro grande trabalho foi uma reportagem sobre corrupção na New Scotland Yard, quartel-general da Polícia Metropolitana de Londres, que sua emissora se recusou a exibir. Depois de pedir demissão, conseguiu divulgá-la na TV Granada, no Reino Unido, onde passou a colaborar regularmente. Depois desta história, revelou o passado fascista do então presidente do Comitê Olímpico Internacional, Juan Antonio Samaranch, denunciou atividades mafiosas no Cáucaso, colocou em discussão a privatização ferroviária no Reino Unido, entre muitas outras coisas.

Em outubro de 2011, esteve em Brasília para prestar depoimento em comissão do Senado sobre o envolvimento de Joseph Blatter, João Havelange e Ricardo Teixeira em irregularidades. Ganhou prêmios na Europa e na América, e é autor de livros como Scotland Yard's Cocaine Connection, Os Senhores dos Anéis: Poder Dinheiro e Drogas Nas Olimpíadas Modernas, Jogo sujo: o mundo secreto da Fifa e Um jogo cada vez mais sujo: o padrão Fifa de fazer negócios e manter tudo em silêncio.

Participam da bancada de entrevistadores desta edição Luiz Antônio Prósperi, editor do caderno de esportes do jornal O Estado de S.Paulo; Marcelo Damato, editor da coluna de prima, do jornal Lance!; Vladir Lemos, apresentador e editor-chefe do programa Cartão Verde, da TV Cultura; Marcelo Duarte, jornalista e editor da Panda Books; e Suzana Singer, editora de treinamento do jornal Folha de S.Paulo. O Roda Viva, apresentado por Augusto Nunes, ainda conta com a presença do cartunista Paulo Caruso.

Nenhum comentário: