domingo, 4 de janeiro de 2015

Informe institucional


Ano excelente para o Instituto Mix fez a rede dobrar seu faturamento

Certamente, você ouviu falar que 2014 foi um ano muito difícil para os negócios. Porém, algumas exceções aconteceram. Uma delas é o expressivo crescimento do Instituto Mix de Profissões, rede de franquias especializadas em oferecer cerca de 50 cursos profissionalizantes em seis áreas diferentes.

Os números impressionam: foram comercializadas 44 novas franquias no ano, sendo 33 delas no segundo semestre. O faturamento da rede, que em 2013 foi de R$ 25 milhões, dobrou. “Fechamos a média de um novo contrato a cada quatro dias, de julho para cá, e faturamos R$ 50 milhões neste ano. Nossa rede, em número de unidades, cresceu cerca de 40%”, informa Alex Cavalheiro, presidente da rede. Hoje, o Instituto Mix tem 194 franquias comercializadas, com algumas delas em fase de implantação. “É uma verdadeira maratona, mas nosso crescimento é totalmente sustentado por uma equipe que engloba uma Universidade Corporativa e especialistas em treinamento, pedagogia, marketing, vendas e tudo o mais que o franqueado precisa para ter seu negócio funcionando plenamente”, explica Cavalheiro.

Marca incentiva franqueado a crescer individualmente - Segundo Alex Cavalheiro, uma das metas do Instituto Mix é a de aumentar o faturamento individual de suas escolas. Para isso, a marca investe na gestão, seja ela feita por programas próprios e indicadores ou ainda por treinamentos e consultoria de campo. Em 2014, foi criado o programa “Nossas Estrelas”, no qual os franqueados e seus colaboradores foram motivados a utilizar as ferramentas disponíveis pela franqueadora. “Percebemos que apenas 50% da rede utilizavam tudo o que disponibilizamos para o controle diário da unidade franqueada. Não por acaso, elas eram as unidades que mais faturavam. O programa ‘Nossas Estrelas’ surgiu como um motivador para que os gestores franqueados fizessem os processos orientados por nós de maneira plena. Após os resultados, publicamos tudo numa revista interna e conseguimos aumentar para 80% esse número apenas no primeiro trimestre do programa”, comemora o presidente.

Também serão implantados novos cursos em 2015. “Teremos o técnico em Gastronomia e novos cursos na área de Construção Civil, como azulejista, eletricista e mestre de obras”, avisa Cavalheiro. Ele acredita que a operação de sua franquia seja simples, desde que o franqueado se dedique a ela. “Temos tanta certeza de que se ele seguir nossas indicações, fielmente, ele terá resultados positivos que incluímos nos contratos uma Cláusula de Recompra, que garante que as franquias que não têm o retorno do investimento em 24 meses serão recompradas por nós. Porém, é claro, o franqueado precisa ter seguido nosso padrão operacional para que a recompra aconteça”.

2015: rede continuará crescendo - O próximo ano será decisivo para o Instituto Mix. A meta da empresa é somar 300 franquias. O crescimento se dará graças ao maior número de máster-franqueados conquistados em 2014. “Começamos o ano com sete másteres e, hoje, temos 26. Eles não só comercializam as franquias em suas regiões, mas também ajudam na gestão delas. E é muito melhor você ter um apoio nacional e outro regional para crescer”, garante.

O Instituto Mix de Profissões também pretende participar de feiras de negócios por todo o País e ampliar o número de alunos, que buscam seus cursos profissionalizantes pela qualidade deles e pelo fato de que a própria escola encaminha os alunos formados para vagas de emprego. “As classes C e, principalmente, D e E, buscam a profissionalização, o que faz com que haja espaço para novas escolas. E, como a maioria dos nossos alunos sai empregada dos cursos, eles se tornam uma excelente opção para quem busca uma vida melhor”, finaliza Alex Cavalheiro.
  
Sobre o Instituto Mix de Profissões - O Instituto Mix de Profissões foi criado em 2010 por Alex Cavalheiro para atender ao público das classes C, D e E, que buscam o modelo cursos profissionalizantes para conquistar postos de trabalho especializados. Atualmente, oferece 50 cursos profissionalizantes em seis áreas diferentes: Beleza, Administração, Idiomas, Informática, Construção Civil e Saúde. Desde 2012, já são quase 200 franquias comercializadas, atendendo 100 mil alunos em 22 estados brasileiros e no Distrito Federal.

O Instituto Mix de Profissões possui ainda uma agência de empregos em sua rede, que proporciona a 96% dos alunos do Instituto Mix a chance de sair do curso escolhido com uma vaga de emprego. “Oferecemos mão de obra qualificada às empresas cadastradas – e funcionário especializado é o que mais falta no mercado”, explica o franqueador. Assim, a rede supre 90% das demandas de mercado por oferecer cursos como atendente de farmácia e drogaria; massoterapia; inglês; web designer gráfico; analista em manutenção de computadores e redes; técnicas administrativas; recepção e atendimento; estética facial, manicure e pedicure profissional. Oferece ainda cursos exclusivos, a exemplo do “Instalação e Manutenção de Ar-Condicionado e Split”. A agência de empregos também atende quem não é aluno do Instituto Mix, bastando procurar uma das escolas para se cadastrar.

Nenhum comentário: