segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Cantor lírico brasileiro lança videoclipe de canção erudita e é pioneiro na composição de canções desse gênero no País


Ao som da canção “Moonlight Sonata”, o tenor Ulisses Montoni lança o primeiro videoclipe estrelado e coproduzido por um cantor lírico. No vídeo, o artista exibe o seu talento musical e interpreta cenas de seu cotidiano. A intenção, segundo ele, “é levar a música erudita ao maior número de pessoas”. O cantor aposta que a linguagem audiovisual serve como um importante instrumento de divulgação, e acredita que a maioria das pessoas não aprecia a música erudita por ser pouco difundida.

Montoni, de 33 anos, traz importantes contribuições para a nova geração. Além de criar formas inovadoras de popularizar a música erudita, o cantor também produz seus próprios discos e escreve composições nesse gênero. A canção “Moonligh Sonata” é uma de suas obras e foi baseada no tema “Sonata ao Luar”, de Beethoven. A música foi reduzida e adaptada para o formato de voz/piano. O pianista Marcio Arruda foi o parceiro de Ulisses nesse trabalho. 


Perfil Ulisses Montoni - Cantor lírico (tenor), natural de Osasco-SP, iniciou seus estudos musicais (canto e teoria) no Coral da USP, em 1998. Participou também dos corais Voz Ativa, Coral do Estado de São Paulo e Coral da Cidade de São Paulo, como monitor e solista. Estudou canto lírico na Escola Municipal de Música - SP, depois prosseguiu os estudos com o tenor Antonio Lotti. Atualmente, tem como vocal coaching o baixo italiano Carlo Colombara. Estreou como solista em ópera na montagem de Der Schauspieldirektor, de Mozart, em 2003. Em seguida, participou de Orfeo, A Flauta Mágica, Rigoletto, Norma, Don Pasquale, Manon Lescaut, Lucia di Lammermoor, Pagliacci, Madame Butterfly, Cosi fan tutte, Carmen e A Viúva Alegre. Em dezembro de 2012, participou do concerto do tenor Andrea Bocelli, no Jockey Club de São Paulo.

Realiza recitais e concertos em diversas cidades do Brasil (São Paulo, Rio, Poços de Caldas, Andradas, Penápolis, Araçatuba, Curitiba, etc.), com seu projeto “Cantando Histórias”. Possui três CDs gravados em parceria com a soprano Marly Montoni (Cantando Histórias, Stelle e Moonlight).



Realiza também trabalhos como ator em comerciais e campanhas publicitárias (Toyota Corolla, Samsung, Brahma, Governo do Estado). Concluiu seu mestrado em canto lírico, com ênfase em performance, pela FLM-SP. Em agosto de 2014, recebeu o “II Prêmio Músico Empreendedor”, oferecido pela Faculdade Livre de Música Maestro Eduardo Roz e pelo Canal TV Cinec/SP.

Nenhum comentário: