segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Fagotista interpreta valsas de Mignone em novo disco


Solista, camerista, pesquisador e professor, o fagotista Fábio Cury tem uma carreira dinâmica. Leciona em festivais brasileiros, faz concertos e apresentações, e no exterior tem se empenhado em divulgar o repertório musical brasileiro. Em outubro, lançou pelo Selo Sesc o CD “Mignone por Fábio Cury – 16 Valsas para Fagote Solo”.

A história da composição das valsas que estão neste CD mostra como uma demanda pontual pode contribuir para o crescimento do universo musical, neste caso, com a criação das 16 valsas para Fagote Solo nos anos 1980 pelo paulista Francisco Mignone (1897-1986), um dos mais importantes compositores brasileiros.

No encarte do CD, Fabio Zanon, violonista e regente, conta que “as valsas para fagote foram inspiradas pela arte do fagotista francês radicado no Brasil desde 1952, Noel Devos, e compostas a pedido da professora Irany Leme - que organizou em 1979 uma série de seis concertos sobre o tema da valsa. Como não havia valsa para fagote no repertório internacional, Leme persuadiu o compositor a escrever obras para esse recital. Mignone tanto se entusiasmou com a atuação de Devos que completou, em poucos meses, 16 valsas”.

Nenhum comentário: