Ariano Suassuna é homenageado no SescTV


O poeta, dramaturgo e romancista Ariano Suassuna, morto nessa quarta (23) aos 87 anos, é homenageado no SescTV com exibições de três programas. Neste sábado, 26/07, a série O Mundo da Literatura apresenta entrevista com Suassuna às 15h30 e às 23h30, e a série Autor por Autor traz a história e obra do escritor contada por ele, às 17h e às 20h. No domingo, 27/07, às 11h e às 18h, a série Dança Contemporânea expõe a coreografia Castanho Sua Cor, encenada pelo Grupo Grial. O espetáculo é inspirado no Movimento Armorial - idealizado por Suassuna na década de 1970. No programa da série O Mundo da Literatura, dirigida por Ricardo Soares, o escritor discorre sobre curiosidades de sua vida e obra. De Ibsen à Garcia Lorca, ele revela suas influências inglesas e latinas e como tudo isso ajudou a compor seu legado.
 
No episódio da série Autor por Autor, Suassuna fala, entre outros temas, sobre sua paixão pela leitura, principalmente a de aventura; o motivo do povo brasileiro entender seu teatro; e o início como escritor fazendo poesia. A atração é permeada por encenações dos atores Gero Camilo, no papel do escritor; Vanessa Giácomo (atriz cedida pela Rede Globo), que faz a Moça Caetana; Flávio Rocha, que se divide entre os personagens João Grilo, Rei e Corregedor; e Fernando Sampaio, que interpreta o Palhaço e Chico.
 
Concebida pelo jornalista Paulo Markun, a série Autor por Autor é uma coprodução do SescTV com a TV Cultura, e traça perfis de importantes personalidades da literatura brasileira contemporânea. A direção geral é de Ricardo Elias e consultoria literária de Manuel da Costa Pinto.
 
Na série Dança Contemporânea, dirigida por Antonio Carlos Rebesco, o escritor é lembrado na coreografia Castanho Sua Cor criada pela coreógrafa e bailarina Maria Paula Costa Rêgo. Encenado pelo Grupo Grial de Dança, o espetáculo produz arte erudita a partir de elementos da cultura popular do Nordeste. A dança é inspirada no Movimento Armorial idealizado por Suassuna com o objetivo de encerrar a trilogia A Parte que os Cabe, que aprofunda a reflexão sobre a identidade cultural brasileira. A trilogia trata da representação dos povos na construção do Brasil de hoje.
 
Relevante pensador da cultura popular brasileira, Suassuna escreveu entre outras obras, as peças O Auto da Compadecida (1955), que o consagrou no território nacional, e O Santo e a Porca (1957) e o livro Romance d’a Pedra do Reino, adaptado para o teatro em 2006, por Antunes Filho.
 
 
SERVIÇO:
 
O Mundo da Literatura
Dias/horários: 26/07, às 15h30 e às 23h30; 27/07, às 13h30 e às 22h30.
Classificação Indicativa: Livre
Direção: Ricardo Soares
 
Autor por Autor
Ariano Suassuna
Dias/horários: 26/07, às 17h e às 20h; e 27/07, às 16h e às 19h.
Classificação Indicativa:10 anos
Concepção: Paulo Markun
Coprodução: SescTV e TV Cultura
Direção geral:Ricardo Elias
Consultoria Literária:Manuel da Costa Pinto
 
Dança Contemporânea
Castanho sua Cor, com Grupo Grial de Dança
Dias/horários: 27/07, às 11h e às 18h
Classificação Indicativa:Livre
Direção: Antonio Carlos Rebesco
   
Para sintonizar o SescTV:
 
Canal 138, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/aovivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv
E no facebook: https: facebook.com/sesctv

Comentários