Filósofo Pondé é o novo contratado da Bandeirantes

O filósofo Luis Felipe Pondé é um dos mais novos colunistas da Rádio Bandeirantes de São Paulo e vai fazer comentários diários no Jornal da Bandeirantes Gente (Foto: Vanessa Lorenzini/Divulgação)

O filósofo Luiz Felipe Pondé é a nova atração das manhã da Rádio Bandeirantes. Sua estreia aconteceu na manhã de hoje durante uma amigável "sabatina" sobre política nacional e internacional, entre outros assuntos, ao qual o acadêmico fora submetido durante o matinal Jornal da Bandeirantes Gente. Pondé respondeu perguntas sobre as expectativas do brasileiro para a Copa do Mundo no Brasil e fez um rápido panorama sobre uma certa indolência do governo Barack Obama nas crises internacionais como as da Síria e a da Ucrânia. O doutor em Filosofia pela USP e pela Universidade de Paris VIII disse que no embate diplomático entre o presidente americano e o presidente Russo Vladimir Putin. O acadêmico participará naquele programa diariamente de segunda a sexta nos horário das 9h, com reprise no mesmo dia às 17h50.

A Bandeirantes  também fez mais duas outras contratações para a sua programação: o diretor de degustação da Associação Brasileira de Sommeliers, Nelson Luiz Pereira, que comandará o quadro "Vinho Sem Segredo"; e a nutricionista Cristina Menna Barreto falará sobre nutrição e vida saudável.

Não há dúvidas de que a chegada de Luis Felipe Pondé é bem vinda às ondas do rádio. Escritor de grande repercussão, ele atua no sentido de tentar traduzir para o dia-a-dia a "Filosofia" dos grandes pensadores universais para os leigos. O doutor em filosofia também pode vir a preencher a lacuna deixada na rádio pelo analista internacional Newton Carlos, desde que esse passou apenas a ter seus textos e pensamentos lidos no Jornal da Noite. 

Tenho a impressão de que o filósofo é de uma geração de acadêmicos que tenta derrubar a barreira que existe entre a produção científica dentro das universidades e o povo aqui fora, por meio da imprensa e da literatura. Muitas vezes o imaginário da população vislumbra apenas como ciência as pesquisas e trabalhos na área da engenharia,química, energia, matemática, biologia e, quiçá, medicina.

Poucos se lembram de que as ciências humanas - comunicação incluso - é uma área do conhecimento humano que também está submetida as mesmas regras da pesquisa e da metodologia científica, para melhor compreensão e análise dos acontecimentos e fenômenos por elas estudadas. Seria muito interessante que o novo colega radialista não perdesse isso de vista dentro de um veículo de comunicação tão popular e tão dinâmico quanto o rádio. Fica a dica.

Não perca a sintonia:
Luis Felipe Pondé na Rádio Bandeirantes
Jornal da Bandeirantes Gente
De segunda a sexta, a partir da 9h10
Reprise na programação às 17h50
Rádio Bandeirantes AM 840 / FM 90,9
www.radiobandeirantes.com.br


Comentários