terça-feira, 10 de dezembro de 2013

89 FM ganha grande prêmio da crítica da APCA 2013



A 89 FM, "A Rádio Rock", ganhou  o principal prêmio na categoria "Rádio", da APCA - Associação Paulista dos Críticos de Arte. A eleição aconteceu na noite desta segunda feira, dia 9 de dezembro, em assembleia que reuniu 52 críticos filiados a entidade, na sede do Sindicato dos Jornalistas do Estado de S. Paulo, na capital paulista.

Além da emissora especializada em rock e outros seis premiados, foram escolhidos também os melhores de 2013 em outras dez categorias, segundo os jornalistas especializados: Arquitetura, Artes Visuais, Cinema, Dança, Literatura, Música Popular, Música Erudita, Teatro, Teatro Infantil e Televisão.Pela sua iniciativa de retornar com uma programação voltada ao rock'n roll, a 89 FM foi agraciada com o "Grande Prêmio da Crítica".

Apesar de ter sido inaugurada em outubro de 1984 com o nome de Pool FM - uma emissora que atuava no segmento "pop/dance/black" na época, a 89 FM notabilizou-se e criou sua identidade somente no ano seguinte quando fora arrendada pelo Sistema JB de Rádio, que implantou uma programação voltada ao rock. A marca "A Rádio Rock" foi seu sobrenome nos 20 anos subsequentes, até que sua direção resolveu mudar radicalmente a programação no intuito de ter melhores resultados financeiros.

Entretanto, tal "heresia" não lhe rendeu os frutos esperados. A 89 FM foi disputar audiência no segmento das rádios "pop" e foi mal sucedida, uma vez que este mercado já contava com "players" poderosos como Jovem Pan, Transamérica, Energia 97, Mix FM, etc. Perdeu a audiência que tinha e não ganhou a que não tinha. Os fiéis ouvintes se indignaram e lhe deram as costas. Uma parte passou a ouvir a sua concorrente direta; a grande maioria, simplesmente desligou o rádio por falta de alternativa melhor e foi se aventurar nas ondas da internet.

Prestes a "arrendar" a sua emissora para alguma denominação religiosa, o portal de internet UOL lhe fez uma proposta. Ao ver que a iniciativa de voltar ao velho formato durante um domingo de eleição fora bem sucedida: voltar com a Rádio Rock.

Entretanto, para ser legitimado, o projeto teria de ter respaldo popular. E isto não faltou. Milhares de ouvintes "órfaõs" juntaram-se a uma nova geração - que até então tinham como opção apenas "Classic Rock" Kiss FM - e abraçaram a iniciativa, manifestando o seu apoio nas redes sociais.

No dia 13 de dezembro de 2012, data marcada para o "Fim do Mundo", segundo o calendário Maia, a 89 FM - A Rádio Rock voltou finalmente ao ar e o mundo não acabou. A emissora recuperou seu público e vem conquistando outros ouvintes mais jovens, que mal tinha a ideia do que era uma rádio neste estilo. Quem também ganhou foi a cena musical de São Paulo, que voltou a contar os shows nacionais e internacionais apoiados pela rádio.


Saiba quem foram os outros vencedores na categoria Rádio

Grande Prêmio da Crítica: 89 FM – pelo retorno da Rádio Rock
Internet: Rádio Sarau – www.radiosarau.com
Musical: Ricardo Corte Real – Programa Jazz Caravan – USP FM e Educativa FM de São José do Rio Preto
Revelação: Programa João Carlos Martins – Cultura FM - SP
Humor: Band Coruja – Band FM
Prêmio Especial do Juri: Roberto Carmona – Transamérica FM – pelos 50 anos de reportagem esportiva
Variedades: Panelinha – Rádio Estadão AM/FM

Votaram: Fausto Silva Neto, Marco Antonio Ribeiro e Sílvio Di Nardo

Veja os demais premiados no Blog da Edianez - http://bit.ly/1gVja1q

Nenhum comentário: