sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Livro que ensinar leitor a curtir a música brasileira

Nesta terça feira chega às livrarias, pela editora Belas-Letras, o livro "Curtindo Música Brasileira – Um Guia Para Entender e Ouvir o Melhor da Nossa Arte", do jornalista e crítico Alexandre Petillo. A obra, segundo a editora, traz de maneira prática o que todo mundo sempre quis saber: por onde começar, o que é essencial ouvir e o que é preciso saber sobre cada gênero musical típico do Brasil. Trata-se de um trabalho de fôlego, segundo o autor: explica a origem e as curiosidades de cada estilo – samba, sertanejo, rock, tropicália, MPB, bossa nova, pop, funk, música eletrônica, música clássica, erudita, entre outros, além das músicas regionais de norte a sul do país.

Apesar do volume – 752 páginas –, a estrutura da edição pretende conduzir o leitor a uma viagem divertida e prazerosa pela música nacional. Cada capítulo trata de um gênero específico, explicando sua história com uma breve introdução, seguida de uma lista dos discos essenciais a serem ouvidos, e uma playlist com músicas desse mesmo ritmo selecionadas pelo autor. Há ainda indicações de filmes e documentários que complementam a leitura.

“Pensamos em fazer um guia para o leitor realmente ‘curtir’ o que de melhor a nossa música tem em todos os gêneros. Quando a gente, por exemplo, quer começar a ouvir samba, geralmente fica com aquela dúvida: por onde eu começo? O livro responde a essa pergunta”, diz Petillo. O guia conta com a indicação de pelo menos 300 discos e 4.500 músicas. As ilustrações são do premiado Zé Dassilva e os inforgráficos infográficos do designer Erick Miranda. Além deles, contribuíram para a obra músicos como Roberto Menescal, Fagner, Geraldo Azevedo e Roger Moreira, o publicitário Washington Olivetto, entre outros, que indicam músicas e caminhos para o leitor se aventurar pelo mundo da música brasileira.

Nenhum comentário: