quarta-feira, 10 de julho de 2013

O "Quinto Sinal" da Rádio Bandeirantes

Este é com certeza o sinal de hora certa mais famoso do rádio brasileiro. A cada 15 minutos, lá está ele no meio de uma reportagem, de uma narração de futebol, de uma música, de uma entrevista ou de um comercial. O quinto sinal é o som mais característico da emissora da Rádio Bandeirantes. Basta ouvi-lo para saber em que rádio estamos sintonizados. Se você nunca escutou, ouça e não perca mais a hora.

Minha saudosa mãezinha nunca comprou um relógio de parede porque achava que o Quinto Sinal era mais preciso. O meu pai nem relógio usava. Pudera: ouvia Bandeirantes o dia todo na alfaiataria em que trabalhava. No reveillon, a emissora ficava em total silêncio só para que o ouvinte ouvisse o primeiro sinal de hora certa do ano. Depois o locutor anunciava: "O quinto sinal marcou zero hora de um novo ano. Feliz 1980."
Chique no "úrtimo".

Mas como ele surgiu? Quem teve a brilhante idéia de colocá-lo no ar? Ele sai de algum relógio? Já está programado na mesa de som? Quantos tons de hora certa já foram emitidos? Se alguém souber, escreva para cá. Valeu.

Enquanto escrevia este texto, ouvi dois "Quinto Sinais": um às 2h30 e outro às 2h45. Portanto, devo ter levado uns 17 minutos para escrever este texto. Viu como ele é indispensável?

Rádio Bandeirantes
O "Quinto Sinal" marca
De segunda a domingo
A cada 15 minutos, a partir da 0h.
www.radiobandeirantes.com.br

3 comentários:

barufa disse...

Olá!
Um amigo que trabalha numa afiliada da Bandeirantes me contou que o quinto sinal é algo meio que mecânico mesmo. Tem um equipamento ligado a um relógio analógico, desses de ponteiro mesmo, e a cada 15 minutos é emitido o "quinto sinal" em um canal exclusivo e independente de áudio, não importa o que esteja sendo transmitido pela rádio.
Eu sou tão fã que tenho ele no celular e o programei para tocar a cada hora cheia.

barufa disse...

Ah, e o quinto sinal foi invenção do brilhante e saudoso Hélio Ribeiro.

Unknown disse...

lindo, lindo texto!! parabéns!!

ps: o quinto sinal não é gravado na censura da RB. Quando ouvimos por exemplo o Na Geral gravado, ouvimos o quinto sinal pelo som do retorno do estudio, atraves do microfone. mas aí percebemos que a censura da RB gravo audio direto da mesa, e não após o transmissor, manjaram?
braçoQ