segunda-feira, 16 de abril de 2012

Rádio Globo coloca programação no Facebook


Já foi o tempo em que a Rádio Globo só estava presente no dial, nas freqüências AM e FM. Hoje ela pode ser encontrada em multiplataformas: nos aplicativos para iPhone, iPod e iPad, no canal de áudio da TV paga e na internet. Além do site, onde é possível ouvir e ‘ver’ a Rádio Globo, a partir de hoje toda a programação está também disponível em tempo real na página do Facebook da emissora - facebook.com/radioglobobrasil. Para ouvir, basta clicar no ícone “ouça a Rádio Globo” e conferir todos os programas.

------------------------------------------------------

Cada vez mais as novas formas de comunicação disponíveis na internet vão fortalecendo a importância do rádio em nosso dia-a-dia. Aliás, o rádio só está mais vivo do que nunca graças à internet. O velho paradigama de que uma forma de comunicação enterra a outra foi pro espaço.

O Cinema não enterrou a Fotografia, por exemplo. O que foi enterrado foi o meio físico - filme, negativo, pael de ampliação, etc - pelo qual as fotos eram suportada. Hoje há a supremacia da Fotografia Digital. Paradoxalmente, o Cinema encontra grande qualidade de exibição por meio do velho dos velhos fotogramas em rolos de filme.

É preciso sempre ver todos os aspectos dessas mudanças. Há quem aposte que o jornal impresso vá sumir de vez em pouco tempo. É fato que a distribuição de uma publicação periódica diária ou semanal é muito mais rápida e barata pelos meios virtuais. No entanto, para acessar a edição de hoje do seu jornal na internet há uma cadeia enorme de processos para que ele chegue até seu computador, tablet ou celular. São tão "frágeis" quanto a distribuição física do jornal em papel. Imagine se acontece uma pane geral em sua operadora de celular ou provedor de internet. Ou que tenha algum problema no servidor do site do seu jornal. A distribuição deste conteúdo é muito frágil. Basta apena que você tenha a conta de internet ou deixe de pagar a fatura do seu celular, ou que não consiga configurar seu aparelho corretamente para que não receba o seu jornal.

Não quero dizer que seja ruim consumir jornais e tevês por meio de internet. Só quero demonstrar que a cadeia de distribuição na web é tão tênue quanto no mundo real. Desta forma, o Rádio ainda é o mais flexível, o mais robusto, o mais dinâmico, o mais barato, o mais instantâneo,  o mais impactante e o mais eficiente. A internet só veio a ressaltar estas qualidades.

Nenhum comentário: