sábado, 3 de março de 2012

Rádio Cultura transmite maratona de concertos por mais de 25 horas


A parceria entre a Rádio Cultura FM (103,3) e a BBC 3, de Londres, já começa a render frutos. O primeiro deles é a transmissão do Music Nation, evento que inicia a contagem regressiva para o London Festival 2012 e para a Olimpíada Cultural, entre os dias 2 e 4 de março. A transmissão começa às 16h da sexta-feira (2), com apresentação de Gioconda Bordon, e termina no domingo (4), às 21h. Durante o fim de semana, apresentadores da casa, como Pérola Paes, Roberta Martinelli, Gilson Monteiro, João Marcos Coelho e o maestro João Maurício Galindo seguem com a programação do evento. Na largada, o ouvinte confere uma introdução sobre o que é o Music Nation e uma obra inédita que faz menção às Olimpíadas.

Serão mais de 25 horas de transmissão de espetáculos de música clássica, jazz e world music. Uma maratona não apenas para grandes nomes da música, pois haverá talentos de comunidades que ainda não foram divulgados pela mídia. “Mais do que os grandes representantes da música, são os pequenos conjuntos; grandes músicos que não têm espaço normalmente na mídia”, explica Alexandre Tondella, gerente das rádios Cultura FM e Cultura Brasil.



“É um programa que vai mobilizar cerca de 100 conjuntos”, explica a colunista Claudia Toni. Haverá apresentações de orquestras de câmara como a Northern Chamber Orchestra, em Shewsbury, o Scottish Ensemble, em Cockermouth e Hull, e a Aurora Orchestra, em Bristol. O London Mozart Players, direto de Basingstoke (Inglaterra), a Orquestra Sinfônica da BBC da Escócia, direto de Glasgow (Escócia), a Ulster Orchestra e a RTÉ Concert Orchestra, direto de Belfast (Irlanda do Norte), a Orquestra da BBC do País de Gales, o coro BBC Singers e a Orquestra Sinfônica da BBC, ao vivo de Londres, são outras atrações.

Para Gioconda, o evento é uma estratégia para chamar a atenção do mundo para a música clássica no Reino Unido em um momento no qual a Olimpíada é o centro das atenções. “E para a Rádio Cultura FM é um marco importante. Nunca houve uma transmissão massiva de uma rádio tão importante quanto a BBC 3.”

“O Music Nation é um projeto da BBC de Londres e que foi incorporado à nossa programação. Na verdade, é uma programação de todo o Reino Unido, com várias orquestras, vários conjuntos, que vão se apresentar. E nós embarcamos nessa grande maratona musical que terá mais de 25 horas de programação”, diz Tondella.

Ele ressalta que esses três dias de transmissão não são apenas para os conhecedores de música erudita. “Tem muita gente que vai gostar, porque tem músicas famosas, músicas que a gente conhece de filme”. O compositor norte-americano John Williams ("Star Wars", "Indiana Jones", "A Lista de Schindler") terá suas trilhas tocadas em apresentações no sábado (3).

A parceria entre a Cultura FM e a BBC começou após integração na União Europeia de Radiodifusão (EBU), que congrega 75 emissoras que distribuem conteúdo pelo mundo todo. “Nós somos a única rádio brasileira que pertence à EBU”, enfatiza Tondella. O objetivo é fazer com que concertos internacionais façam parte da programação da rádio e também levar concertos nacionais para emissoras de outros países. Para ele, é apenas o início de muitas novidades que devem surgir nos próximos meses. "Posso garantir que só tem coisa boa!” Tondella revelou também que a Rádio Cultura FM e a TV Cultura foram convidadas para participarem da transmissão do concerto das Olimpíadas.

Ouça pela Cultura FM - www.culturafm.com.br

Nenhum comentário: