sábado, 13 de agosto de 2011

Marcha "Fora Ricardo Teixeira" ocorre neste sábado em SP

Do jornal "Brasil de Fato"

Com o lema “Devolvam o futebol ao povo”, manifestantes realizam neste sábado a marcha “Fora Ricardo Teixeira!” em São Paulo, que exige a saída de Teixeira da presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), cargo que ocupa há 22 anos. Pelo menos 9 mil pessoas confirmaram presença no evento pela a rede social do Facebook.

Os manifestantes se reúnem no Museu de Arte de São Paulo (Masp), a partir das 14h, de onde partem em marcha até à Praça Charles Miller, localizada em frente ao Estádio do Pacaembu. A marcha já ocorreu no Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e Porto Alegre (RS). O convite sugere que os ativistas vistam-se com camisas de seus times, ou da seleção brasileira, e levem cartazes de protestos, bandeiras, bolas e vuvuzelas. “É a festa da alforria do futebol brasileiro!”, destaca o texto.

Além de mandatário da CBF e presidente do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014, Ricardo Teixaira tem uma gestão marcada por denúncias de corrupção, acusação de nepotismo e enriquecimento ilícito. O principal cartola do futebol brasileiro também já foi alvo de investigação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, a CPI do Futebol, levada a cabo pelo Congresso Nacional nos anos 2000 e 2001. Atualmente está sendo investigado pela Justiça estadual do Maranhão por suspeita de irregularidades no repasse de dinheiro à Federação Maranhense de Futebol.

Em sua mais recente polêmica, Ricardo Teixeira, disse à repórter Daniela Pinheiro, da Revista “Piauí”, que não se incomoda com as acusações de corrupção. Na mesma reportagem, ele diz: “Em 2014, posso fazer a maldade que for. A maldade mais elástica, mais impensável, mais maquiavélica. Não dar credencial, proibir acesso, mudar horário de jogo. E sabe o que vai acontecer? Nada. Sabe por quê? Porque eu saio em 2015. E, aí, acabou”.

Para os manifestantes, o futebol brasileiro seria mais respeitado, transparente e democrático se Ricardo Teixeira deixasse os cargos que ocupa antes mesmo da realização do mega-evento da Copa do Mundo no Brasil. O movimento surgido na internet é centralizado pelo site foraricardoteixeira.com.br, que reúne notícias, entrevistas, comentários no twitter, vídeos e outros materiais relacionados ao mandatário.

Segundo dados disponibilizados pela página, em apenas 10 dias o site recebeu 117 mil visitas e foi visto por internautas de 87 países, alcançando os trending topics do Twitter mundial, no Brasil e em Portugal com as hashtags no twitter: #ForaRicardoTeixeira, #CaiForaRicardoTeixeira, #AdeusRT e #EuAmoFutebol.


Nenhum comentário: