quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Metropolitana FM contrata produtor musical como consultor

A Metropolitana FM (98,5 MHz) prepara uma série de mudanças para a chegada da segunda década do século 21. Alinhada com as tendências internacionais do meio rádio e com as novidades musicais e tecnológicas, a emissora passará por uma gradativa mudança em sua plástica. Para realizar este projeto, a rádio Metropolitana contratou a Mix Master Music, empresa comandada pelo produtor musical Lampadinha. Vencedor de dois Grammy, Lampadinha já trabalhou com bandas como Titãs, NX Zero e Charlie Brown Jr., entre outras. Esta será a primeira vez no rádio brasileiro em que um produtor musical atua como consultor artístico de uma emissora.

Os ouvintes já podem sentir a nova fase da sonoridade da rádio. A primeira ação de Lampadinha na Metropolitana FM foi preparar o tema de final de ano da emissora, que está no ar desde o dia 26 de novembro. A partir daí, as vinhetas, remixes e todos os elementos que fazem parte da plástica da rádio (que é, basicamente, a sonoridade da emissora para o ouvinte) serão modificados gradativamente. “Vamos fazer um update, uma atualização, trazendo essa sonoridade da música atual, junto com a minha experiência como produtor, para a rádio”, explica Lampadinha.

A nova plástica, no entanto, não representará uma ruptura. De acordo com o diretor-geral Jayr Sanzone Jr., a rádio continuará sendo o local das novidades musicais e das tendências entre o público jovem. “Na realidade, nós queremos manter o nosso frescor de novidade junto ao ouvinte. Por isso estamos realizando uma série de ações desde 2008 que ajudam a manter esta sensação e a nossa evolução. Tudo isto faz parte do nosso DNA”, explica.

Por conta da busca pela inovação, a Metropolitana FM buscou a consultoria artística de Lampadinha e de seu estúdio. É a primeira vez que um produtor de bandas de sucesso atua como consultor de uma rádio, o que garantirá que as produções de músicas exclusivas e a plástica para a rádio Metropolitana estejam de acordo com o que há de mais atual no mercado musical.

-------------------------------------------

Produtores musicais e músicos que dirigirem emissoras de rádio não é tão novidade assim. Nas décadas de 1970 e 1980 o compositor e músico Carlinhos Vergueiro era diretor artístico das rádios Eldorado. Fernando Brant, eterno parceiro de Milton Nascimento, foi diretor da lendária Rádio Inconfidência, também nos anos 80. Kid Vinil dirigiu a ex-Brasil 2000 FM há cerca de 10 anos. E mais recentemente Bruno Levinson, criador do conceituado festival "Humaitá Pra Peixe", assumiu a direção da MPB FM, do Rio. Sem falar no primeiro e maior DJ que se aventurou pelas ondas do rádio: Big Boy, criador e diretor da Eldo Pop FM, hoje Beat 98, do Rio. Claro, não há dúvidas de que esse pessoal todo entendia muito de música, o que é primordial para quem quer trabalhar numa rádio deste gênero, não é mesmo? Afinal, o importante é conteúdo. O resto, parafraseando Millôr Fernandes, é armazém de secos e molhados.

Nenhum comentário: