domingo, 7 de março de 2010

Novo site da Cultura FM estreia com falhas

Já está no ar o novo site da Cultura FM 100,9 MHz, de Brasília, desde este fim de semana. Apesar do visual aparentemente bonito, ele parece ainda não estar completo. A própria home page indica para os navegadores (IE 8 e Firefox) erros de programação.

No entanto, ainda se pode ouvir a emissora on line no link que aciona o Windows Media Player. Já que a emissora anunciou que teria investido na reforma do site, poderia ao menos melhorar a qualidade do áudio. Nada justifica continuar transmitindo em 64 KHz, 22 KHz. Mas perdoam-se essas pequenas falhas porque a programação da emissora está acima da média, tocando o melhor do pop rock nacional e internacional, muito embora as vezes escorregue desastrosamente em verdadeiros momentos "Antena 1", rolando "música romântica internacional", seja lá o que isso signifique.

Eu só torço para que o momento delicadíssimo pelo qual o governo do Distrito Federal - mantenedora da emissora, por meio da Secretaria da Cultura - passa neste momento com tantos escândalos, não afete a programação da Cultura FM.

No mis, é curtir e ouvir. Eu recomendo.

3 comentários:

Anônimo disse...

No momento em que ouvi, curiosamente, a rádio transmitia áudio apenas do lado direito. Realmente é bizarro, entretanto, o erro não está em transmitir em 64 kbps, mas sim em ser em MP3 Estéreo, uma vez que, se alterassem para Mono, ou ainda, o melhor que seria mudar pra WMA, teriamos um som totalmente diferente.

Além é claro de dar uma "mexida" nos cabos rs rs Sair áudio de um lado só é absurdo e demonstra que o pessoal da rádio não ouve sua própria transmissão na internet.


Ricardo

Rodney Brocanelli disse...

Esse é um retrato do descaso com que as emissoras tratam a questão do streaming na web.

Marco Antonio Ribeiro disse...

De fato, Rodney. Hoje em dia, não há mais porque transmitir em padrões baixos. A maioria das emissoras americanas e européias - mesmo as públicas - transmitem em 128 kbps / 44 khz, que é a mesma qualidade de áudio de um arquivo mp3 rodando satisfatoriamente em qualquer ipod, ipad, iphone, ipobre, ou computador - PC ou MAC.

Temos que pensar que a grande parte dos computadores no Brasil se conectam à internet por meio de sinal de banda larga de 500 kbps ou mais. Em caso de Lan Houses e outros locais de acesso público acredito que seja no mínimo 1 Mbps.

Mas certas coisas no Brasil não andam tão rapidamente como a gente quer ou precisa, infelizmente.

E o Lula quer criar um estatal para distribuir sinal da banda larga? Eu, hein....