segunda-feira, 29 de março de 2010

Morre Armando Nogueira

do portal Estadão

Faleceu nesta segunda-feira, 29, o jornalista Armando Nogueira, aos 83 anos, em seu apartamento na Lagoa, na zona sul do Rio de Janeiro, por volta das 7 horas. Ex-diretor de jornalismo da TV Globo, ele lutava contra um câncer no cérebro desde julho 2007. Nos últimos meses, estava aos sob os cuidados de uma enfermaria montada em sua residência, mas seu quadro se agravou. Seu sepultamento deve ocorrer nesta tarde, em local ainda não confirmado.

Nascido em Xapuri, no Acre, mudou-se para o Rio aos 17 anos, onde viveu até sua morte. Formado em Direito, iniciou no jornalismo em 1950, no Diário Carioca. No telejornalismo, começou em 1959, na antiga TV-Rio, canal 13. Autor de dez livros, todos relacionados ao futebol, foi no jornalismo esportivo que ele se destacou nos últimos anos.

A principal etapa de sua carreira foi na TV Globo, onde chegou em 1966. Foi um dos responsáveis pela implantação do jornalismo na emissora, com a criação do Jornal Nacional e do Globo Repórter. Dirigiu a Central Globo de Jornalismo da TV por 24 anos e, após a polêmica edição do debate entre os candidatos das eleições presidenciais de 1989, Nogueira passou a dedicar-se integralmente ao jornalismo esportivo.

Sua relação com o esporte é profunda. Esteve em todas as Copas do Mundo desde 1954 e em Olimpíadas desde 1980, até 2004. Teve colunas em diversos jornais, inclusive no O Estado de S. Paulo.

Trabalhou ainda na revista Manchete, como redator principal na gestão do lendário escritor e jornalista Otto Lara Resende. Na revista O Cruzeiro, foi repórter fotográfico de 1957 a 59. Em 1959, Nogueira entrou para o Jornal do Brasil, onde foi redator e colunista. Lá, de 1961 a 1973, assinou a coluna diária "Na Grande Área". Trabalhou ainda na Rede Bandeirantes e atualmente estava no SportTV, onde apresentava o programa Papo Com Armando Nogueira, e na Rádio CBN, participava do CBN Brasil.


*

Acompanhe no player abaixo, a homenagem prestada por Flávio Prado, especialmente para o site Jovem Pan OnLine

Nenhum comentário: