quarta-feira, 31 de março de 2010

Especiais da Cultura FM na Semana Santa

A Ressurreição de Cristo de Penderecki

"Passei décadas tentando descobrir novos sons e de ser encontrado. Ao mesmo tempo eu estava trabalhando com formas, estilos e harmonias do passado. Meu trabalho atual é uma síntese." Essa frase é do próprio Kristof Penderecki, compositor nascido na Polônia em 1933 e um dos maiores expoentes de sua geração.

A síntese, que fala Penderecki, nada mais é que considerar o passado sem se afastar do presente. Para um compositor, isso pode ser traduzido em uma simples e breve linha: a linguagem musical é de longa duração. Depois da Paixão Segundo São Lucas, de Anaklasis, dos Diabos de Loudon (com texto de Aldous Huxley), Penderecki escreveu em 1971 a Ressurreição de Cristo, obra de grande luminosidade e lirismo, ainda inédita no Brasil. É essa a obra que você vai ouvir no programa de Almeida Prado nesse domingo, dia 4 de abril.

Kaleidoscópio
Domingo, 4 de abril de 2010, 22h00min.
Apresentação: Almeida Prado
Produção: Sonia Maria de Lutiis

--------------------------------------------
Músicas da Semana Santa

Do dia 31 de março até o dia 2 de abril, o programa do maestro Julio Medaglia traz até você uma programação que trata das celebrações cristãs da Semana Santa. Na quarta-feira, dia 31, é a vez das Lições Trevas de compositores como Carlo Gesualdo e Marc-Antoine Charpentier. A prática moderna de entoar essas lições ou ofícios de trevas remonta ao século XVI e normalmente, são obras escritas em linhas melódicas bastante intimistas.

Na quinta-feira, dia 1 de abril, o foco é para Antonio Vivaldi e Antonin Dvorak, com outra forma musical litúrgica: o Stabat Mater. Talvez seja essa a mais bela e sofrida forma musical das práticas cristãs, pois discursa - e faz sofrer junto - sobre a situação de Maria aos pés de Cristo durante a crucificação. A sexta-feira traz o momento da morte de Cristo, com obras de José Maurício Nunes Garcia, Jose Joaquim Emerico Lobo de Mesquita e Amaral Vieira.

Tema e Variações
Quarta-feira, 31 de março de 2010, 11h00min.
Quinta-feira, 01 de abril de 2010, 11h00min.
Sexta-feira, 02 de abril de 2010, 11h00min.
Apresentação: Maestro Julio Medaglia
Produção: Marta Fonterrada

Nenhum comentário: