domingo, 7 de março de 2010

David Bowie critica possível fechamento de rádio

Por Mike Collett-White

LONDRES (Reuters) - Os astros musicais David Bowie e Mark Ronson reagiram com indignação à decisão anunciada pela BBC de fechar sua estação 6 Music, vista como plataforma crucial para grupos de rock e pop alternativos e menos conhecidos. A Radio 6 da BBC se descreve como estação que "reúne a vanguarda de hoje e a música ícone e inovadora dos últimos 40 anos" e tem audiência semanal de 700 mil ouvintes. Foi uma das primeiras estações digitais da BBC e começou a ir ao ar em 2002.

A decisão de fechar a estação faz parte de uma estratégia de redirecionar cerca de 600 milhões de libras (890 milhões de dólares) para conteúdos de qualidade mais alta, como jornalismo, dramas e comédias britânicos. Rivais comerciais da BBC, como a ITV e a Channel 4, poderiam então ficar com conteúdos de esportes ou drama norte-americanos.

Quando os detalhes dos planos de tirar a 6 Music do ar vieram à tona, na semana passada, David Bowie postou uma declaração em seu site na Internet. "A 6 Music mantém vivo o espírito de radialistas como John Peel, e seria uma grande pena que artistas novos perdessem a estação", disse ele. Peel foi um DJ de rádio pioneiro entre os anos 1960 e sua morte, em 2004, e promovia o tipo de música que teria dificuldade em ser ouvida em canais mais comerciais.

Nenhum comentário: