quarta-feira, 24 de março de 2010

Cultura FM mostra "A Música Ocidental em Épocas e Estilos"


As quatro estações da música, de sua Radio Cultura FM, trazem neste sábado, o barroco de Marin Marais, o clacissismo de Mozart, o romantismo de Vincenzo Bellini e o pós-romantismo de Samuel Barber.

Neste programa você poderá acompanhar as transrormações na linguagem tonal que culminou com uma quase ruptura no final do seculo XIX. As afetações do barroco cederam lugar ao equilibrio dos compositpores clássicos, como Haydn, Mozart e Beethoven; o romantismo, como uma espécie de continuidade modificada do período anterior, valorizava o individualismo, como elementos marcantes nas músicas de Schumann, Schubert e outros tantos.

No programa deste sábado você ouvirá uma sinfonia de Bellini, mais conhecido como compositor de óperas. O século XX foi o século das transformações e de todas as posibilidades técnicas e de linguagem. Alguns compositores radicalizaram o conceito pré-definido de estética musical; outros, a exemplo de Samuel Barber, preferiram manter uma coerência melódico-harmônica nas estruturas da música, como no Adagio para Cordas que você ouvirá neste sábado.

Quatro Estações - A Música Ocidental em Épocas e Estilos
Sábado, 27 de março de 2010, 08h.
Apresentação: Alfredo Alves
Produção: Sonia Maria de Lutiis

Nenhum comentário: