sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Gilberto Lima comunicando na Globo

Gilberto Lima foi um comunicador de sucesso da Rádio Globo, do Rio, nos anos 70. Ele se tornou conhecido do público nacional por fazer narrações em off para o Fantástico, da Rede Globo. Morreu prematuramente em 17 de agosto de 1983.

No player abaixo, temos o registro quase que na íntegra de um de seus programas na Globo. Parece ser de 1982, e foi apresentado num final de tarde. Para quem acredita e curte, tem uma Hora da Ave Maria. Até os intervalos comerciais e uma edição do Globo no Ar foram preservados. Clique e tenha uma boa idéia do que era o rádio popular de qualidade no passado.


14 comentários:

Marco Antonio Ribeiro disse...

Ah, lembro-me que, na década de 90, trabalhei com o seu irmão, Eduardo Lima, no Sistema Globo de Rádio, na FM que ainda se chamava Rádio X. Contei-lhe que era fã de seu irmão nas locuções que fazi no "Fantástico", da Rede Globo e ele foi às lágrimas, de saudade. Talvez não tivesse a dimensão do talento e do carinho que os ouvintes tinham pelo irmão.

PS.: Por falar nisso, por onde anda Eduardo Lima?

Anônimo disse...

Show de bola o audio. Quantas saudades do Gilberto e da classe com que o rádio era feito em outrora. Hoje, infelizmente, qualquer rato de laboratório entra na frente de um microfone e defeca besteiras e mais besteiras, Infelizmente!!! Parabéns pela iniciativa de colocar este audio na Internet e que outros audios históricos possam também integrar esse maravilhoso blog.

André Luis Alves de Amorim disse...

A voz do Gilberto Lima lembra atualmente a voz do Haroldo de Andrade Jr.. O Haroldinho q está na Super Rádio Tupi AM/FM, do RJ.

Abração de:
André Luis Alves de Amorim
Penha Circular
Rio - RJ

Alessandro disse...

Programa bem feito e com boa cadência. Impressiona com a ótima prestação de serviço local, extremamente comunitária. A quantidade de anuncios publicitários também impressiona, ou era muito barato ou o rádio era mais prestigiado à época. Não gosto do tom moralista desse tipo de atração, mas que atinge um determinado publico (drogas, porta de cadeia, religião salvadora).
Seja como for, o apresentador era uma pessoa bem informada e até mesmo as indicações musicais, hoje, deixam saudade, já que atualmente o playlista das "populares" desceu a ladeira.
Outra coisa: rádio globo e tv globo andavam juntinhas, coisa que hoje não existe mais.
A atração foi ao ar em 24 de agosto de 1982, segundo informou na hora da Ave Maria.
A plástica da emissora, no entanto, pouco mudou até o ano passado, quando mudanças ocorreram (para pior, ao meu entender).
Outros audios dos anos 70 e 80 seriam bem vindos!

Unknown disse...

Olá...Que legal este audio..e que legal tanta gente lembrar e elogiar meu pai...Parabéns pelo Blog...abraço, Alessandra Lima

Unknown disse...

Marcos Ribeiro, quanta emoçao vc me proporcionou....saudades amigo...estou em Santa Catarina, joinville, apresentando o jornal do meio dia da record..semelhante ao balanço geral...meu e-mail.eduardolima_joinville@hotmail.com

forte abraço e bjs no coraáo

obrigado por manter viva a voz de meu amado irmao

Unknown disse...

Marcos Ribeiro...quanta emoçao vc me prorporcionou...nossa, forte abraço amigo..sucesso sempre e sua vida e obrigado po manter viva a voz de meua amado irmao...

meu e-mail para mantermos contato
eduardolima_joinville@hotmail.com

obs: apresento o jornal do meio dia em joinville =santa catarina

Ronerc disse...

Parabéns pela inicitativa do "Blog". Acessá-lo foi para mim uma viagem ao passado. Na época da edição deste Programa de Gilberto Lima eu era adolescente e não estava ainda "plugado" com a informação. Meu pai, que era taxista", não perdia os programas de Gilberto Lima, por este ser um grande radialista, muito bem informado, um profissional competente na prestação de serviço de utilidade pública e também por seu timbre de voz, que era uma atração à parte. Espero que sejam disponibilizadas mais edições de programas radiofônicos de Gilberto Lima, que servem de exemplo de como se faz uma rádio de verdade no Brasil.

Parabéns.

Marcio L Oliveira

Anônimo disse...

Quanta saudade do Gilberto, lembro-me da vinheta que cantava: "Gilberto Lima, onde tu está?" Em 82, eu ainda criança, ouvia no Mato Grosso seu programa diário. Minha irmã Normandina foi a maior fã dele que conhecí, até hoje quando relembro, ela entristece o semblante e deixa gotejar uma lágrima. Emocionei ao postar aqui, onde tem comentários do Irmão e da filha. Hoje, comunico nas madrugadas de uma rádio comunitária legal, de minha propriedade, e minha paixão pelo rádio começou ouvindo Gilberto Lima.

Abraços a todos;

Itamar Will
willfuturo@hotmail.com

janio disse...

Nossa! Que saudade do Gilberto Lima, parabéns pelo áudio.
Acompanhei a carreira do Gilberto desde á Rádio Mauá do Rio, lembro-me da sua estréia no "show da noite" na Rádio Globo. Adorava ouví-lo, na época eu era um adolescente e morava na roça, não tinha energia eletrica e o rádio era a melhor compania. Como sentia feliz ouvindo os comunicadores da Globo. Através deles tornei-me locutor de rádio, e adoro a profissão.
Obrigado pelo blog, coloque mais áudios do saudoso Gilberto Lima.
Atenciosamente:
Jânio Braga

Nivaldo Marcelo Caires Santos disse...

Olá amigos:

Desde criança que eu escuto rádio, sou natural de Jequié-bahia, então na decada de oitenta eu acompanhava toda a programação da rádio globo do Rio de janeiro e vez ou outra também escutava a rádio mundial, me recordo dos radialistas da globo am, como por exemplo Gilberto lima, eu adorava ouvir as orações de Gilberto as 18 hs, também me lembro de Humberto campos que voz linda tinha esse rapaz, também não poideria esquecer o Paulo giovanne, eu era ouvinte assiduo do programa do Giovanne todas as manhãs na globo, me lembro também do Waldir vieira, Roberto figueiredo, o Antônio leal, enfim grandes comunicadores. Tenho imensa saudade daquela época, uma época que não volta mais.

nivaldomarcelo@hotmail.com

Diego Leonardo disse...

Eu sou fão de rádio e fã da Rádio Globo. Não é a primeira vez que ouço audios do Gilberto Lima e pelo que os amigos comentam é que ele fazia muito sucesso. Gostaria de saber mais sobre a história de Gilberto Lima e porque ambos falam que ele morreu de forma prematura. Meu e-mail é diegoleonardo-vr@hotmail.com
Mande um e-mail pra mim com a história, pode ser um amigo que postou e que conhece a história. Abraços a todos!

Unknown disse...

Eduardo Lima esta em Joinville, SC, apresenta um programa na TV local. Esta no Facebook.

Nelson Galvão disse...

Tenho interesse em adquirir as mensagens religiosas transmitidas na voz do Gilberto Lima no final do seu programa, antes da Voz do Brasil. Você poderia me informar onde posso achar esses audios?