quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Cite, mas dê crédito

por Edu Cesar, do site Papo de Bola


Eu pretendia abrir com outra manchete hoje, mas faço com um registro não muito agradável, pela dica do qual agradeço muito ao honorável Rodney Brocanelli: gente, se alguém quiser citar esta coluna, ou a "24 Horas", ou até algum texto da "Academia Esportiva" no seu blog, pode fazê-lo sem problema. Mas um único pedido, por gentileza: coloque a fonte original do texto, ou seja, o Papo de Bola - o Site e o nome do autor do texto (no caso da "24" e do "PM", este que vos fala, Edu Cesar, e nos textos da "Academia", os respectivos autores).

Uma coisa que já notei que vários blogs - geralmente "anônimos", feitos que são por pessoas que não se identificam e colocam "Equipe Tal" e coisas do gênero - é que reproduzem notas de outros lugares sem dar crédito a elas. Já vi um tantão de notícias do Flávio Ricco, do Daniel Castro, do Ricardo Feltrin e outros mais reproduzidas sem o crédito aos mesmos, dando aos leitores daqueles espaços a ideia errada de que aquele espaço é o autor original da nota, quando não é e sim outro não identificado na reprodução.

Faço esta introdução toda pois encontrei no blog da Rádio Bom Jesus FM 104,9 de Ribeirão Bonito (SP) a reprodução quase integral de diversas colunas "PM" - como esta, esta, esta, esta e outras mais que devem estar reproduzidas e não tive tempo e nem paciência para procurar - sem a identificação nem digo minha como autor dos textos (embora ela esteja sempre lá no final, depois das mensagens da audiência), mas do Papo de Bola - o Site pelo menos. O pior é que nem tem identificação do autor deste blog, que pego como exemplo para ilustrar o que falei anteriormente. Como o blog da Rádio Bom Jesus FM de Ribeirão Bonito tá reproduzindo esta coluna sem o devido crédito, quero ver se o farão da mesma forma incluindo esta citação bronqueada que faço.

Repriso: se quiser, pode reproduzir os textos que escrevo neste "PM", na "24 Horas", enfim. Não tem problema. Só identifique a mim ou, pelo menos, ao site como autor original. Exatamente como faço ao sempre citar os emissores originais das notas que destaco aqui, desde "mil novecentos e guaraná de rolha". E exatamente como respondi a alguns leitores que me pediram autorização para reproduzir textos deste site em seus blogs.

Agora que meu quase bom humor se foi nesta semana que tem sido do cão por problemas muito maiores e mais importantes (o que não faz este caso ser menos importante), vamos em frente


*

Comentário: Onde eu assino?

Nenhum comentário: