quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Cite, mas dê crédito - O outro lado

do blog da Rádio Bom Jesus FM

UM DIA TODO MUNDO ERRA.

QUERO AQUI PEDIR PROFUNDAS DESCULPAS AO PESSOAL A EQUIPE DO PAPO DE BOLA www.papodebola.com.br, pois estavamos pegando as noticias de sua coluna 24 horas e não estavamos colocando o link e dando o credito, edu, vc esta cobertissimo de razão. vc está 100% certo da sua reclamação, tanto é que estou postando aqui o que vc escreveu sobre o que a gente não estava fazendo


Cite, mas dê crédito

Eu pretendia abrir com outra manchete hoje, mas faço com um registro não muito agradável, pela dica do qual agradeço muito ao honorável Rodney Brocanelli: gente, se alguém quiser citar esta coluna, ou a "24 Horas", ou até algum texto da "Academia Esportiva" no seu blog, pode fazê-lo sem problema. Mas um único pedido, por gentileza: coloque a fonte original do texto, ou seja, o Papo de Bola - o Site e o nome do autor do texto (no caso da "24" e do "PM", este que vos fala, Edu Cesar, e nos textos da "Academia", os respectivos autores).

Uma coisa que já notei que vários blogs - geralmente "anônimos", feitos que são por pessoas que não se identificam e colocam "Equipe Tal" e coisas do gênero - é que reproduzem notas de outros lugares sem dar crédito a elas. Já vi um tantão de notícias do Flávio Ricco, do Daniel Castro, do Ricardo Feltrin e outros mais reproduzidas sem o crédito aos mesmos, dando aos leitores daqueles espaços a ideia errada de que aquele espaço é o autor original da nota, quando não é e sim outro não identificado na reprodução.

Faço esta introdução toda pois encontrei no blog da Rádio Bom Jesus FM 104,9 de Ribeirão Bonito (SP) a reprodução quase integral de diversas colunas "PM" - como esta, esta, esta, esta e outras mais que devem estar reproduzidas e não tive tempo e nem paciência para procurar - sem a identificação nem digo minha como autor dos textos (embora ela esteja sempre lá no final, depois das mensagens da audiência), mas do Papo de Bola - o Site pelo menos. O pior é que nem tem identificação do autor deste blog, que pego como exemplo para ilustrar o que falei anteriormente. Como o blog da Rádio Bom Jesus FM de Ribeirão Bonito tá reproduzindo esta coluna sem o devido crédito, quero ver se o farão da mesma forma incluindo esta citação bronqueada que faço.

Repriso: se quiser, pode reproduzir os textos que escrevo neste "PM", na "24 Horas", enfim. Não tem problema. Só identifique a mim ou, pelo menos, ao site como autor original. Exatamente como faço ao sempre citar os emissores originais das notas que destaco aqui, desde "mil novecentos e guaraná de rolha". E exatamente como respondi a alguns leitores que me pediram autorização para reproduzir textos deste site em seus blogs.

Agora que meu quase bom humor se foi nesta semana que tem sido do cão por problemas muito maiores e mais importantes (o que não faz este caso ser menos importante), vamos em frente.


fonte siter papo de bola.com.br

PAPO DE MÍDIA

http://www.papodebola.com.br/papodemidia/coluna/20100210.htm

Edu Cesar.

EDU CEZAR: QUERO DIZER AQUI QUE ESTAVAMOS COM UM SITE EMPRESTADO, PARA QUE PUDESSEMOS COLOCAR O NOSSO AUDIO DA RADIO PARA A INTERNET. QUE PUDESSEMOS SAIR DESSE SITE, FOI CRIADO ESSE BLOG. ENTÃO AQUI VAI AS NOSSAS DEVIDAS DESCULPAS, E QUERO SIM CONTINUAR ACESSANDO O PAPO DE BOLA QUE É UM BAITA SITE E O PAPO DE MIDIA QUE É UM EXECELENTE SITE, PARA QUE A GENTE QUE É DA COMUNICAÇÃO, POSSA FICAR POR DENTRO DE TUDO DO QUE ROLA POR TRAZ DE UM MICROFONE DE RADIO OU TELEVISÃO. AQUI QUEM VOZ FALA É ADRIANO RADIALISTA FORMADO EM 2005. ESTOU APREENDENDO A MEXER COM BLOG AGORA, EU TE PEÇO MIL DESCULPAS PELO FATO DE NÃO TE DAR CREDITOS, MASI PODE TER CERTEZA QUE DAQUI PRA FRENTE VAI SER DIFERENTE, COMO DIZ UM VELHO DITADO POPULAR, "ERRAR É HUMANO"
NÃO QUERO AQUI AGORA TAMPAR O SOL COM A PENEIRA, MAIS ESPERO CONTAR COM VC E COM A SUA AJUDA PARA QUE POSSAMOS JUNTOS TRABALHAR E MELHORAR O SEU BLOG E O NOSSO BLOG, QUEM TEM O O DOMINIO DO BLOG SOMENTE EU EMERSON ADRIANO FERRIRA, EU NÃO TENHO NADA A ESCONDER E AQUI EÚ PUBLICO O MEU e mail particular adrianoradialista@terra.com.br
EDU CEZAR ESPERO TER ESCLARECIDO TUDO O QUE ACONTECEU, SOU NOVO NO RAMO DA ARE DE COMUNICAÇÃO, E ENHO MUITO AINDA A APRENDER, E TOMANDO PANCADA NA CABEÇA QUE A GENTE APRENDE.QUERO VER EDU, SE OS OUTROS BLOGS VÃO FAZER ISSO UE EU ESTOU FAZENDO AQUI, RECONHECENDO EM PUBLICO O MEU ERRO.

UM FORTE ABRAÇO EDU CEZAR.


EMERSON ADRIANO FERREIRA, RADIO BJ FM

10 comentários:

José Renato Pereira disse...

oi pessoal
Gostaria de saber o que esse blog tem a ver com a Rádio Bom Jesus e esse site Papo de Bola. Algum de vcs que escreve aqui trabalham pra esta rádio ou pro site? Gostaria de entender porque não parece que isso interesse pra mim porque não sei aonde fica Ribeirão Bonito, de boa. Entro nesse blog aqui pra saber notícias do rádio mas dessa vez não entendi nada. Obrigado.

Marco Ribeiro disse...

Olha, Renato

Quero informar que, conforme você perguntou, nenhum dos editores aqui trabalha na rádio de Ribeirão Bonito, nem no site Papo de Bola, do nosso colega e leitor de longa data Edu César.

É que nós, jornalistas, também somos "falíveis", embora a maioria dos leigos achem que nós somos superhomens, que por sinal era jornalista também, kkkk.

Normalmente nós temos o hábito de discutir assuntos que para a categoria é de suma importância, mas que nem sempre são de interesse dos leitores, pelo menos não direta e imediatamente.

Mas se ainda sim você não entendeu ou achou desinteressante, é provável que muitos leitores pela blogosfera afora pensem igual a você, não se preocupe.

Todos os jornalistas debatem todos os dias, entre outras muitas questões relativas ao exercício da profissão, o que é ou o que não é de interesse do leitor, ouvinte, telespectadores como, no nosso caso, por exemplo, a cobrança de "jabá" para se tocar uma música no rádio, os critérios para medição de audiência, a distribuição de canais para a exploração dos serviços de radiodifusão, etc.

Não sei no que você trabalha, mas se por acaso é de alguma área da Comunicação, ainda que de forma indireta, já deve ter sacado que essa área da atividade humana é inexata, imprecisa, volátil e está sempre em "movimento". A boa notícia é que ninguém tem a palavra final, ao menos naquilo que não é concenso ainda.

Obrigado pela leitura e continue nos prestigiando, ok?

Rodney Brocanelli disse...

Curioso que nos últimos dias nós aqui do blog vivemos um intenso debate sobre o que do interesse do leitor ou não.

Do ponto de vista jornalístico, acho que essa história do "interesse do leitor" é apenas mais uma desculpa usada por editores quando não se entusiasmam com as pautas oferecidas pelo reportariado.

Mas eis que, coincidentemente, o bravo leitor José Renato Pereira traz de volta o assunto. Parece que ele leu os pensamentos dos editores deste blog. De qualquer forma, é uma ótima oportunidade para o debate.

Primeiro, acho que o assunto interessa não apenas a jornalistas. Quem nunca teve seu trabalho "roubado" por outros? Exemplo: a brava costureira que acorda às 5 da manhã, faz seu trabalho com alma e paixão, mas nunca é reconhecida, pois uma outra costureira se apropria dos bons resultados que ela traz. E eu poderia estender essa situação a várias outras categorias: pedreiro, serralheiro, padeiro, médico, advogado...

Foi o que aconteceu. Um blog ligado a uma radio desconhecida se aproveitando do belo trabalho do nosso colega Edu Cesar, do site Papo de Bola. Um camarada que passa noites em claro fazendo seu site, sem ganhar qualquer tostão por isso para atualizar o Papo de Bola, que é reconhecidissimo por leitores e jornalistas.

Além disso, o Edu Cesar é parceiro do Rádio Base, desde 2000 e bolinha. Lembro-me da época em que eu era leitor e via seus comentários sobre o rádio gaúcho.

Então, nada mais justo que denunciar essa sacanagem que estão fazendo com ele. Acho que muitos leitores, independentemente de sua profissão, poderão pensar assim "putz, eu já passei por algo do tipo".

Então, meu caro José Renato Pereira, fico triste que o assunto não tenha despertado o seu interesse. Mas quem sabe que se alguém usurpar de seu tralho no futuro, você se lembre da gente. Abraços

Alessandro disse...

Creio que o comentário do José Renato é pertinente, mas o texto é claríssimo. O tema é Rádio, visto que um blogueiro, por motivos mais do que justificáveis, reclama (e olha que poderia ir para vias judiciais, mas que optou pelo dialogo e surtiu efeito)de que seu texto estava sendo sugado por um site de uma emissora de rádio da cidade de Ribeirão Bonito (interior de SP) sem menção a fonte.
Achei interessante o que fez o Edu Cesar. Creio que ele deveria, sim, buscar outros exploradores do texto alheio e até mesmo processar, quando for mais grave. Tenho certeza que encontrará coisas terríveis por aí.
Basta ver a resposta sem vergonha do porta voz da rádio de Ribeirão bonito, que disse "errar é humano".

Marcos Lauro disse...

Lembro que uma vez a Rosana Hermann achou um blog que copiava TUDO dela... a pessoa devia ter um robô que funcionava por RSS. Então a Rosana postava no site dela e ia direto pro outro blog também, automaticamente.

Quando a Rosana descobriu, a pessoa excluiu a conta, é claro.

Agora: pra quê, né?

Rodney Brocanelli disse...

O Alessandro foi bastante feliz em observar que o blog é ligado a uma emissora de rádio.

Pensando bem, acho que isso aí é o Gilette Press da era digital :D

Edu Cesar disse...

Antes de mais nada, obrigado ao Rodney, ao Marco e ao Marcos, agradecido ao Rádio Base num todo.

Alessandro, se eu tivesse o temperamento mais quente da minha mãe nestas horas, talvez eu fosse mais incisivo neste sentido que colocaste. É que sou pacífico demais, crente de que tudo nesta vida pode ser resolvido na base do diálogo, e foi o que procurei fazer no caso do blog da Bom Jesus FM. Por mim, o assunto fechou com o desfecho que eu esperava.

Anônimo disse...

Ah, então está tudo esclarecido: Trata-se de uma "ação entre amigos" da blogosfera, não é mesmo? Se um é atacado o resto defende corporativamente? Muito bonito para quem pretende fazer um site "jornalístico". Os amigos vocês defendem ferrenhamente, e os inimigos atacam? Lamentável mesmo.

José Ramos Coelho
São Paulo - SP

Rodney Brocanelli disse...

Ohhh, o que fazer a partir de agora? O Zé descobriu o esquema!! Não vou dormir hoje preocupado com tal revelação...

Marcos Lauro disse...

José Ramos Coelho, quer fazer parte do clubinho? Pega a senha.

Abraço!