terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Dicas de ondas curtas do Aimoré

Por Dionísio Codama Aimoré

*Para aqueles que não curtem o marasmo do rádio AM. Eu estou ouvindo agora algo que é parece um sonho. Ressurgiu a Rádio Relógio, agora é diretamente sob os cuidados do Observatório Nacional. A frequência é 10.000 kHz. A localização do transmissor deve ser o Rio de Janeiro. São horas faladas de dez em dez segundos com pulsos de clocks a cada segundo, dizendo "Observatório Nacional. .... horas, .... minutos, .... segundos". É uma beleza de rádio, o som está um pouquinho distorcido.

*Estou ouvindo a Rádio 9 de Julho de São Paulo em 9820 kHz, faixa de 31 metros. Fantástico. As ondas curtas estão ressurgindo das cinzas?????

*É interessante notar que a tradicional Rádio Nacional de Brasília, ondas curtas de 11.780 e 6.185 kHz transmite Missa da Igreja Católica aos domingos

*A frequência de 9.820 kHz era uma concessão antiga que a Rádio 9 de Julho, São Paulo, 1.600 kHz, nunca pôs no ar. Só agora! Aimoré saúda essa iniciativa.


---------------------------

Só uma pergunta, fiquei curioso: Como faço para ouvir a Rádio Relógio Federal pela internet? Se souber, me diga, ok?

3 comentários:

Dionisio Codama Aimoré disse...

Olá pessoal do RADIOBASE.

Se for aquela emissora chamada "rádio relógio" do Rio de Janeiro, 580 kHz, não existe transmissão on line.

Sabe Marco, eu me lembro que haviam alguns locutores de rádio no Rio de Janeiro fazendo críticas sobre a Rádio Relógio, quando a emissora era limpa e interessante. (Entre eles estava o Haroldo de Andrade e na TV o Jo Soares fazia piadas).
Hoje todos têm saudades da gloriosa antiga Rádio Relógio.
A própria Rádio Globo, certa época, colocava no ar um sinalzinho de minuto a minuto informando a hora certa de manhã.

Se vocês querem ouvir algo parecido que está no ar atualmente tentem acessar esta querida página do Observatório Nacional. Só está faltando os pulsos de clock.

http://pcdsh01.on.br/

Atenciosamente

Dionisio Aimoré

Aimore disse...

Ah, eu errei.

A rádio Globo do Rio colocava um sinalzinho de 5 em 5 minutos durante a programação matinal.
Quem colocava hora certa de minuto a minuto era a antiga rádio Record de São Paulo nos anos 70, uma voz feminina falando a hora durante a programação de manhã.

Sim, o Haroldo de Andrade criticava a rádio Relógio dizendo "Para quê transmitir hora com segundos?" em seu programa chamado debates populares.
Certas pessoas tinham —ou têm— uma visão estreita, mesmo sendo "famosas".

Cacheadas Conectadas disse...

Muito interessante o Blog da Rádio Base. Montei um blog chamado Irmãs Conect@das, que fala de jornalismo,moda,cinema,música e informação se puder nos visite ou até nos link.

Abraços,
Irmãs Conect@das.