domingo, 13 de dezembro de 2009

A visita ao Expressão da Bola

Pois é. Quando o programa é bom, as três horas e meia de participação passam rápido. Só posso dizer que a visita ao programa Expressão da Bola, da Rádio Nova Difusora, de Osasco, foi muito agradável. Falamos bastante sobre futebol e rádio esportivo. A seguir, o leitor terá os melhores momentos deste bate-papo. Antes quero agradecer ao Guga Mendonça pelo convite e estender esse agradecimento ao Maurício Capela, July Stanzioni e o Douglas Araújo, que também fizeram parte da mesa.

1º Bloco - Nesta primeira parte, mostramos várias gafes e brincadeiras de Mauro Beting e Milton Neves nas madrugadas de quarta para quinta, dentro do Terceiro Tempo. Também teve o dia em que quase que o Cristiano Silva e o Marcos Couto discutiram no ar pela Bandeirantes, de Porto Alegre Além disso, falei bastante sobre o atual momento de Luciano do Valle (e o leitor/ouvinte mais atento vai perceber que eu cometo uma gafe durante minha manifestação. Pago um café para quem perceber qual foi).



2º Bloco - Vanessa Ruiz (ex-Sistema Globo de Rádio) participou por telefone. Ela foi sabatinada por todos os integrantes da mesa e falou bastante sobre os bastidores da Fórmula 1.



3º Bloco - Mais algumas gafes do rádio, desta vez enfocando o narrador Ulisses Costa. Tem também o soluço do José Silvério e o dia em que o Haroldo de Souza teve de enfrentar um teste de aúdio bem no meio da sua narração.



4º Bloco - Aqui o tema foi a Copa São Paulo de Juniores, competição tracional que começa ser disputada em janeiro próximo.



5º Bloco - Aqui, começamos a falar dos grande narradores de futebol que atuaram no rádio de São Paulo. Registros sonoros de Osmar Santos e Edson Leite. Discutimos também sobre a questão dos direitos de transmissão da Copa do Mundo.



6º Bloco - O papo girou em torno da velha dúvida: jornalista pode dizer para qual time torce? E mais aúdios históricos: o choro de Fiori Gigliotti após a desclassificação do Brasil na Copa de 1986 e um registro de Fausto Silva, ainda como repórter da Rádio Globo.



7º Bloco - A parte final do programa, com mais momentos históricos do rádio esportivo: o milésimo gol de Pelé, narrado por Flávio Araújo; José Silvério narrando o gol de Basílio, que deu o título ao Corinthians em 1977; Joseval Peixoto narração, pela Jovem Pan, um gol do São Paulo, em 1971. Mostrei também um exemplo das transmissões duplex feitas pelo rádio de Porto Alegre, usando um aúdio da Bandeirantes, de Porto Alegre. E, para a alegria do Marco Ribeiro, registrei a aposentadoria do Willy Gonser. Considerações finais e despedidas.



*

Gravei um vídeo registrando os bastidores da vista.

Nenhum comentário: