quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Lições do mestre José Silvério

por Marcelo do Ó

No último domingo, antes da transmissão de Corinthians x Atlético-MG, ouvi na rádio Bandeirantes uma grande lição sobre narradores esportivos. Como é a minha profissão, que amo tanto, ouvi com muita atenção a resposta de José Silvério, um dos melhores de todos os tempos e hoje, disparado, o melhor, à pergunta de Milton Neves. “Quais os cinco melhores narradores esportivos de ontem e de hoje?”

A resposta do mestre foi maravilhosa e eu me senti cobrado, mas cobrado positivamente. Ele criticou veementemente a postura e qualidade de alguns narradores de rádio e TV. Disse que hoje, exceto os grandes nomes que todos conhecem, a grande maioria não tem a menor condição de estar lá. Que não sabem, não estão preparados para falar, que é a nossa profissão. José Silvério está coberto de razão.

Travam, comem palavras, embolam raciocínios, usam muletas. Ele até exemplicou com o termo “Campeonato Brasileiro”, repetido milhares de vezes por pura falta de repertório. A famosa frase “não tenho palavras para descrever algo” (se não tem, fica quieto…rs). Foi maravilhoso. Coloquei-me na mesma condição, já que sou jovem ainda e cometo muitos erros, nos quais o nosso mestre atual jamais cai.

Para terminar, ele disse que fica muito triste em ver a situação da nossa profissão, porque ele leva muito à sério a sua função. Eu fiquei um pouco triste comigo mesmo, porque eu gostaria muito de seguir o seu exemplo, embora ainda não saiba direito como. Mas, por outro lado, senti uma necessidade de aprimorar, aquela energia que é tão positiva para nós, já que nos empurra para frente e para o alto. Mas eu gostaria muito de, numa hora dessas, em um estádio qualquer, conversar com ele e perguntar o que eu deveria fazer para, seguindo as lições do mestre, me tornar não como ele, porque é impossível, mas pelo menos me tornar melhor do que sou hoje.

Obrigado, pai do gol!


Marcelo do Ó é narrador da 105 FM

UPDATE (22.08) O Luciano Vieira Junior disponibilizou o aúdio com as fortes declarações de José Silvério. Acompanhe no player abaixo

Um comentário:

estevan de melo disse...

vc madou a pau amigo com esse audio do silverio, abraços sou reporter esportivo aki no mato grosso, abraços