sexta-feira, 31 de julho de 2009

Cotia tem sua primeira rádio comunitária

Do site Visão Oeste

Começou a funcionar este mês a primeira rádio comunitária oficial de Cotia. Mantida pela Associação Cultural Comunitária Cidade das Rosas, a emissora leva o nome da entidade e foi autorizada a operar pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Segundo a associação, a ideia de criar a rádio surgiu há 12 anos. A estrutura foi montada com recursos da entidade. O diretor de jornalismo, Gilmar de Almeida, ressalta a importância das rádios comunitárias para a democratização do acesso à informação.

“A grande imprensa só olha para cidades como Cotia quando ocorre algo sensacionalista, normalmente ruim. A rádio comunitária promove a interatividade da comunidade, pode-se reivindicar, protestar, mas também mostrar as qualidades locais, que jamais teriam destaque”, avalia Almeida.

A grade de programação ainda está sendo organizada. Durante o dia haverá programas musicais e jornalísticos, com reportagens, entrevistas, debates e prestação de serviço. O jornalismo é feito em parceria com a equipe do site Cotiatododia. À noite, o espaço é das igrejas evangélicas.

A antena e a sede estão no bairro do Atalaia, um dos pontos mais altos da cidade. A expectativa é que a emissora chegue a várias regiões da cidade e possa atingir um público potencial de até 140 mil pessoas.

“Independente”
Almeida e o diretor-tesoureiro, Natalício Pereira, asseguram que a rádio é “independente” da prefeitura. “Ela é comunitária, não há ligação”, assegura Pereira. Almeida diz que haverá “espaço às associações de bairro e ao Executivo e o Legislativo”.

A emissora não tem fins comerciais, mas receberá apoio cultural de patrocinadores para manter a estrutura e pagar o salário dos profissionais contratados, como recepcionista, operador de som e jornalistas. A conces-
são da Anatel vale por 10 anos.

Ouça
Rádio Cidade das Rosas FM 87,5
Contato: (11) 4148-7901

8 comentários:

Anônimo disse...

Rádio independente...
Sei.
"À noite, o espaço é das igrejas evangélicas".

Só com isso já c...u no conceito de rádio comunitária, me desculpem.

Boa noite.

Anônimo disse...

Já perde toda a credibilidade quando é citado que à noite é das igrejas evangélicas, se a rádio é comunitária, tem de atender os interesses de toda a população e não de uma parte que tem no dizimo quase que uma condição para que os fiéis participem dos cultos. Também não sou a favor de nenhumar religião ocupar espaço em emissoras educativas e muito menos comunitárias, pode ser católica ou o que for, quando rádio comunitária se alia com religião, começa muito mal...

Marcos Lauro disse...

Acho as opiniões meio radicais. Obviamente, sou contra essa INVASÃO (principalmente evangélica, mas católica também) que acontece no dial, mas não vejo nada de mais uma emissora comunitária destinar algumas horas para uma igreja ou religião. Afinal, nessa comunidade, existem pessoas dessa religião, certo? O único problema é que, justamente por ser comunitária, ela teria de abrir espaço pro padre, pro pastor, pro pai de santo... se for por esse caminho, láse foi mais uma comunitária.

Anônimo disse...

Quero me desculpar antes de fazer um comentario,isso não e radio comunitaria,esta me parecendo mais uma radio politica 140 mil ouvintes,essa radio deve ter muito mais potencia prevista pelas leis atual. não tem 25 wts mais isso e normal tem radio comercial usa potencia acima do autorizado pela concessão.

Carlos Alberto disse...

Colegas, não podemos nos atentar apenas ao que nós julgamos ruim, temos quie apreciar tambem as coisas boas, ou seja a vitoria da comunidade (indiferente de Religião) Sou da Musical Web Radio (www.musicalwebradio.com.br) e entendo que o horario pode ser explorado de vairas formas e para isso basta a comunidade mostrar sua força e desejo..
quero aproveitar para dizer que ja esta em funciomnamento o site Aih Sim! o 1º site de compras coletivas de Cotia e Região.

Partabens a Cotia pela conquista.

Carlos Alberto

Anônimo disse...

ola! meu nome alceu sou de criciuma sc,estou tentando localizar um amigo ai em cotia ele se chama expedito donizete da silva.ja fazem mais de 20 anos,gostaria muito de encontra-lo meu msn alceuabiliovieira@hotmail.com,muito obrigado ser atendido! fone(048)99629558

Anônimo disse...

Eu penso Cotia eu penso que é horta de renovar p´recisa ter pelo menos uma mulher na camara não acham

Anônimo disse...

A camara parece o clube do bolinha é ora de renovar vamos colocar uma bancada de mulheres la, não acham. ´pensem nisso chega de todas eleições colocar-mos os mesmo aqueles que imporcalham a cidade com suas fotos,e como se isso não bastasse ainda fazem poluição sonora na cidade,sera que não é porque ja ganharam bastante. voces ja conhecem são sempre os mesmos.