segunda-feira, 15 de junho de 2009

Sambarbudo Project com Roberto Miller Maia

Quem viveu a São Paulo da década de 90 e ouviu Rock ‘n’ Roll conheceu uma emissora chamada Brasil 2000 FM. Tida por muitos como a melhor rádio rock da cidade, talvez do Brasil, a emissora lançou centenas de artistas, tanto nacionais como internacionais. E na maioria das vezes, antes das outras emissoras, que ficavam esperando a divulgação “oficial” das gravadoras e perdiam o lance.

A rádio era tocada por dois caras. Roberto Miller Maia e João Carlos Godas, vulgo Tatola. Enquanto Tatola se encarregava da coordenação artística, Maia criava programas, quadros, personagens... como diretor, colocava toda a sua imaginação nas ondas da Brasil 2000, a serviço da boa música, do bom Rock ‘n’ Roll. Com isso, ele acabou ensinando muita gente a gostar de rádio e até a FAZER rádio (meu caso). Seu conhecimento musical tem fama até fora do Brasil. Não é à toa que seu apelido é, ainda, Homem Enciclopédia.

Tudo isso para dizer que no dia 21/6, Maia fará uma discotecagem especial dentro do projeto Sambarbudo Project, tocado por mim e por meu camarada Pedro Henrique Araújo. Em cerca de uma hora, Maia desfilará o sumo da soul music, ritmo que claramente influenciou o Rock ‘n’ Roll e uma legião de bandas e artistas.

Então, o serviço é esse: Sambarbudo Project (com participação especial de Roberto Miller Maia), domingo, 21/6, no Casa Club Hostel Bar (Rua Mourato Coelho, 973, 3798-0051) a partir das 19h. A entrada é R$ 5.

Agora, se você não conhece o Maia, aqui vai uma amostra do seu trabalho:

Na Brasil 2000, ele fazia muito disso. Pegava uma banda desconhecida do grande público e botava pra tocar, sempre contextualizando, explicando o trabalho dela. Aqui, no Filtro TV, outro projeto de sua autoria, ele nos apresenta Morphine:




Maia, também com Tatola, teve uma banda chamada The Jovens, em que eles reconstruíam sucessos da Jovem Guarda numa roupagem mais Rock ‘n’ Roll, com mais guitarras. Aqui, uma montagem com “Pobre Menina”, quando a banda se apresentou no extinto programa Musikaos, da TV Cultura:




Aqui um vídeo de um dos programas da Brasil 2000, o Lançamento Nosso de Cada Dia, responsável (como sugere o nome) pelos lançamentos musicais da rádio. O programa era ao vivo... aparentemente esse vídeo se refere ao resumo da semana, que ia para o ar nos sábados e era gravado. De 1997, a gravação fala sobre o lançamento do primeiro single do Sepultura com Derrick Green. Maia, só para variar um pouquinho, lançou antes de todas as outras rádios:



Então, só pra reforçar, o serviço de novo:

Então, o serviço é esse: Sambarbudo Project (com participação especial de Roberto Miller Maia), domingo, 21/6, no Casa Club Hostel Bar (Rua Mourato Coelho, 973, 3798-0051) a partir das 19h. A entrada é R$ 5.

Nenhum comentário: