quinta-feira, 11 de junho de 2009

O rádio na mobilização

Muito boa essa iniciativa da Prefeitura de São Paulo. E tem gente que ainda acha que só rádio pirata serve para mobilizar uma comunidade...

Programa da Secretaria do Trabalho incentiva jovens na produção de programa de rádio

Por meio do Programa de Capacitação Ocupacional e Utilidade Coletiva da Secretaria Municipal do Trabalho, jovens entre 16 e 20 anos do Jardim Lapenna, em São Miguel Paulista, frequentam o curso semestral de produção midiática e integram o Núcleo de Comunicação Comunitária São Miguel no Ar. Eles são capacitados e produzem materiais midiáticos, como fotos, jornais e programas de rádio.

Depois de passarem por formações de ampliação de repertório de oficinas técnicas, os jovens encararam, durante maio, o desafio de elaborar e ministrar aulas para comunidade em oficinas gratuitas de Fotografia e Fanzine, além de terem produzido e organizado a intervenção da Rádio de Rua, na feira do bairro.

Com programas ao vivo, entrevistas, notícias e prestação de serviço, a Rádio São Miguel no Ar, instalada em frente à Igreja, mas com seus alto falantes espalhados pela rua da feira, conta com a participação da equipe de jovens que produziram desde o roteiro, as vinhetas, os jingles, os spots, até a elaboração da pauta, a produção, a montagem e as reportagens. Vale ressaltar, que a Rádio tem como um dos seus objetivos utilizar os espaços públicos para refletir sobre os problemas e conquistas da comunidade visando, sobretudo a melhoria e desenvolvimento local.

Nas oficinas preparadas junto aos educadores os jovens tiveram, pela primeira vez, a oportunidade de passar seus conhecimentos adiante e ofereceram a oficina de fanzine, aos alunos de 8ª série do ensino fundamental da Escola Estadual Fontinelle, no Jaraguá, e a de Fotografia, a toda comunidade.

"Encarei essa oficina como um desafio. Fiquei muito feliz porque passei um pouco do que sabia e aprendi junto com quem participou. É ótimo outras pessoas poderem participar das oficinas para saber a sensação de trabalho realizado com sucesso", afirma Samara Cristina, jovem do Núcleo e uma das responsáveis pela multiplicação de fanzine.

São Miguel No Ar - O Programa São Miguel no Ar é uma parceria da Secretaria do Trabalho com a Fundação Tite Setubal e tem por objetivo ampliar oportunidades de inserção social e profissional de jovens, mediante capacitação profissional para ingressar no ramo de atividades relacionadas à produção midiática. São 28 pessoas beneficiadas com idades entre 16 e 20 anos pertencente a famílias de baixa renda e que devem estar matriculado em cursos vinculados ao sistema nacional de ensino e ou ter concluído o ensino de nível médio, inclusive profissionalizante, além de ser residente no município de São Paulo. Outra condições para participar do programa é que o interessado deve estar desempregado ou ter renda familiar mensal de até meio salário mínimo e não estar recebendo seguro desemprego. Cada beneficiário recebe uma bolsa auxílio de R$ 240,04.

Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal do Trabalho
(Colaborou: Mariana Carreira)

Nenhum comentário: