terça-feira, 12 de maio de 2009

Rádio FM pirata transmitia conteúdo de outra emissora

Abner Laurindo, do Jornal Cruzeiro do Sul, de Sorocaba

A Polícia Civil de Sorocaba investiga como o conteúdo musical e publicitário da rádio Web Fox Rock, instalada no centro da cidade e vinculada pela internet, também era retransmitido há mais de seis meses por uma rádio de frequência modulada (FM) pirata, ou seja, sem registro na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

As antenas que emitiam o sinal da rádio na rede de computadores às ondas da rádio normal 107.1 FM estavam instaladas em uma chácara, na rua Das Borboletas, perto da represa de Itupararanga, em Votorantim. Elas foram apreendidas ontem de manhã pela polícia com apoio de agentes técnicos da Anatel e encaminhadas para perícias técnicas. Não havia ninguém no local durante a ação policial.

Além das antenas externas, os policiais apreenderam dois transmissores e dois receptores de sinais. Os policiais agora querem saber onde está o transmissor link, responsável pela retirada do conteúdo da rádio web, e o operador do aparelho que a Anatel não conseguiu rastrear sua localização. Ninguém foi preso porque ainda não chegamos ao autor do crime que está previsto no Código Brasileiro de Telecomunicação (CBT), cuja pena é de 2 a 4 anos de detenção, explicou o delegado Marcelo Carriel. Ele disse que as investigações devem prosseguir e uma das pistas para chegar aos responsáveis pelo crime é identificar o dono da chácara onde foram encontrados os equipamentos de retransmissão.

Rádio Web está legal - Os donos da rádio Web Fox Rock, Alexandre Ayres dos Santos, 34 anos, e Joelson Stankel, 28 anos, disseram que descobriram que o conteúdo da rádio era transmitido para uma faixa FM no final do ano passado e que, inclusive, denunciaram o fato para a Anatel, mas, segundo eles, foram ignorados e a situação não foi verificada pelo órgão que só passou a investigar depois da denúncia à policia.

Liguei para Anatel e pediram que eu desse a localização do transmissor link para que a denúncia pudesse prosseguir. Eu disse que não sabia e então disseram para eu descobrir primeiro e depois denunciar novamente, garantiu Santos. Eles disseram que não teriam interesse algum de se aventurarem numa situação delituosa, uma vez que a rádio faz sucesso e ultrapassa os 3 mil ouvintes.

Apesar da rádio estar completamente regular e com a documentação em dia, seus sócios foram arrolados pela polícia como averiguados e devem fazer parte do processo de investigação policial.


---------------------------------------

Ué, e é o denunciante que tem de dizer onde está a rádio pirata???? Brincadeira, né? Se for pra dizer onde a rádio fica, para que existe Anatel? É o cidadão que tem de investigar. Então se é para investigar, é melhor deixar as rádios piratas abertas, uma vez que, quem tem de fiscalizar não quer fazer o serviço!!!!! Só acontece no Brasil mesmo.

18 comentários:

Marcelo Delfino disse...

É impressionante como os policiais fiscais da Anatel querem empurrar o serviço de investigação para o cidadão que lhes paga o salário. Depois de arrolarem os donos da Rádio Web Fox Rock (que é legal), só falta quererem passar na repartição só para assinar o ponto.

Anônimo disse...

Tudo baboseira a Anatel.
Denunciei uma rádio dia 01.06.2008 em São José do Rio Preto.SP, que opera em 105.3 e até hoje nada.
Quando ligo lá pra saber do andamento da denúncia, dizem que não foi averiguado e ainda que vão reiterar o pedido.
E eu dei os seguintes dados: nome da rádio, nome do dono, endereço, cnpj e que tem potência pra pegar até fora da cidade.
CNPJ? Quem perguntou isso a si mesmo deve saber: o pior é que tem até site, registrado como '.br' e daí é fácil saber quem é o dono no registro.br, ok?
Bando de vagabundos folgados.
Abcs!!!!

eduardo coelho disse...

é bem por ai mesmo....dai pra pior

tente fazer uma denuncia da prestadora de telefone fixo. veja o que acontece...absolutamente nada

Marcos Lauro disse...

Pois é, eu havia lido essa notícia e, na correria, acabei não colocando aqui para o debate. Duas coisas me chamam a atenção:

- A tia ANATEL é uma piada, não? Daqui a pouco o piloto do avião que está sofrendo com as interferências de uma rádio vai ter de dar a localização também. Ou, se é pra exagerar, vão pedir pra anotarmos uma sequência musical da rádio. Há alguns anos eu comecei aqui a campanha "Você já denunciou uma rádio pirata hoje?", mas desisti... dá muito trabalho.

- A história está mal contada, não? Qual o interesse em comprar transmissor, antena e equipamentos para retransmitir uma rádio web, sem levar nada em troca?

Anônimo disse...

Marcos Lauro,

A história parece mal contada, mas não é, pois eu vou citar um exemplo do tipo de pirataria dupla que é citada no caso citado no post. Numa cidade do norte de Minas, tem uma pessoa que fez parecido, a diferença é que ele pegou o sinal da Nativa FM (São Paulo-SP) diretamente de algum sistema de TV Por Assinatura como "Sky".
Daí ele insere breaks localmente e manualmente (imaginem só como ficam essas intervenções) sem ter se afiliado legalmente. Em outras cidades, algumas rádios fazem o mesmo, porém, retransmitindo o sinal pela internet e tanto pode ser de uma FM, famosa ou não, como pode ser também de uma Webrádio qualquer.
As retransmissões ilegais ocorrem integralmente ou parcialmente, por exemplo, apenas para preencher a madrugada, nem sempre explorando isso comercialmente, mas infringindo demais direitos.

Edmauro Novais

Anônimo disse...

Uma dica importante de site, pra complementar a minha tese de que, atualmente, tudo é possível na Internet Brasileira e atinge em cheio o mercado de radiodifusão:
www.jovempanweb.com

Edmauro

Marcos Lauro disse...

Mas o Tutinha sabe dessa www.jovempanweb.com?

Anônimo disse...

Esse caso é só pra exemplificar mais um para vocês verem até onde está indo a pirataria, pois são diversos tipos de pirataria que começam a surgir, fora a mais óbvia que é colocar uma rádio pirata de maneira convencional.

Edmauro

Anônimo disse...

Besteira! Aqui tem mais troxas por metro quadrado que areia na praia...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Olha a Anatel é uma piada isso é...
mas esses donos da Rádio Web também não são santos, aposto um braço que eles pegaram uma brecha na lei e se deram bem no final, pra vc´s terem uma idéia eu moro em Sorocaba e essa rádio web ou Fox Rock pegava em toda a região isso no minimo umas 20 cidades os caras tinha 3 viaturas e só carrões até um Camaro coisa mais linda de se ver e a desculpa dos caras era (não sei mandamos sinal para o mndo todo,a alguém está nos restramitindo).
Outra até hoje a policia ñ achou o dono da chacara onde estava o transmissor,parece que foi alugado em nome fantasma, detalhe que estava a 1.100 metros acima do nivél do mar, e sorocaba a 550 metros.
Tiro o chapéu para os caras eu era ouvinte da rádio puta programação tanto foi que a cidade só soube que era pirata depois q pegaram.

RADIO FOX ROCK, A RÁDIO ROCK DE VERDADE disse...

falou tudo joelson

Anônimo disse...

parabens radio joven pan sorocaba e policia civil pelo tempo que tiveram pra derrubar a piratona ai. Admiro o trablho de voces, tem mesmo que denunciar e sem medo, vcs sao verdadeiros HOMENS! srrsrss
Uma pergunta: Ta faltando trabalho ai nessa emissora com a outorga vencida??? muitas irregularidade ai, que muitos sabem.

Anônimo disse...

o engraçado é que as emissoras de sorocaba e votorantim encontram se com a outorgas vencidas! Alem disso há dezenas de irregularidades. toma no cu!

Anônimo disse...

Ficou explicito o envolvimento entre a policia civil, emissoras comerciais de sorocaba e votorantim e alguns funcionarios da anatel!

Anônimo disse...

Vcs são uns burros... desde quando radio fm vai ser sintonizada em radio vhf dos aviões? antes de falar algo vão estudar o assunto, belê.

Anônimo disse...

Ficou explicito o envolvimento entre a policia civil, emissoras comerciais de sorocaba e votorantim e alguns funcionarios da anatel!
Rolou muita grana nessa historia ( novela).

Anônimo disse...

Galera, estava procurando uma coisa e acabei achando outra,
Farei alguns comentários sobre o tema:
Porque é tão difícil adquirir uma ortoga no Brasil?
Simples: o monopólio dos ricos, conseguir uma é extremamente fácil pra quem tiver grana. Vai tentar pra uma comunitária pra vc ver... não defendo a pirataria, mas é preciso mudar as leis.
Só um detalhe;
Rádio pirata NÃO derruba avião como a mídia tanto tenta enfatizar.a interferência de um transmissor mal regulado não impede que o piloto troque de canal para recepção, outro detalhe é que os piores transmissores existentes no mercado podem transmitir até alguns MHz acima de sua frequência base e também no primeiro harmônico. São inúmeros fatores para que um interferência ocorra de fato

Claudio Elias Do Nascimento 348.438.21 visualizações disse...

O certo seria legalizar todas que estão fazendo tudo certinho eu tenho um sonho de ter uma rádio é o sonho de muitos os que critica vai atras da papelada e documentação se conseguir é milagre a sabe as pessoas quer trabalhar certinho eles não ajuda ai fica essa guerra que o mundo passa hoje em dia tente legalizar uma compre os melhores equipamentos obedeça tudo certinho (tudo)