quinta-feira, 21 de maio de 2009

Rádio Capital AM quer um estação de FM

O Grupo Rádio Capital está fortemente interessado em adquirir uma emissora FM na cidade de São Paulo para agregar a esse grupo empresarial liderado pela Rádio Capital AM. Na lista das emissoras AM da Grande São Paulo, a Capital está em segundo lugar em audiência e chega a liderar em várias faixas da programação. Entre os comunicadores da Rádio Capital está o campeão de audiência Eli Corrêa, com um programa pela manhã e um à tarde. A Capital AM, que também conta com equipe de Jornalismo e uma completa equipe de Esportes, está em etapa de expansão, num momento de saudável estabilidade financeira e ampla credibilidade entre ouvintes e anunciantes, daí a decisão de levar sua programação para um público ainda maior, por meio de uma FM. (Rodney Brocanelli)

-------------------------------

Como se já não bastasse a Tupi AM virar FM e acabar com a Antena 1 carioca, tal qual fora adiantado pelo blog Middia Clipping, agora vem mais essa. Quer apostar que eles vão pegar uma FM com uma programação um pouquinho melhor? Vamos tentar advinhar:

Gazeta - essa não, o playlist dela é popularesco e dá faturamento, além de pertencer a uma fundação.

89 - Essa bem que podia sumir do ar, a programação é muito fraca.
Nova Brasil - Xiiii, toca MPB, não toca essa música popularesca que abunda no rádio. Sei não
CBN - Era só o que faltava. Tá louco?
Bandeirantes - Não.
91,3 - MHz - Não sei o nome desta rádio. Se alguém souber, nem precisa me falar, mas bem que ele podia sumir do mapa de vez.
Sulamérica Trânsito - Não.
Mitsubishi FM - nem vem, pô. Deixa ela lá.
Eldorado FM - aiaiaiaiaiai. Sabe como é: o grupo Eldorado anda mal das pernas....hummmm....meu Deus....fiquei preocupado agora....
USP FM - Vira essa boca pra lá!!!!!
Antena 1 - Será? Se a homônima foi pro saco.....é corre o risco. né?
Nativa - Não, não tem chance. Mas bem que poderia sumir do mapa.
Band FM - Também não tem chance, mas que está ruim está. Poxa, foi a primeira FM do grupo Bandeirantes, tem história e está abandonada desse jeito???? Ô Johnny, dá uma olhada na Band....
Band News FM - E quem vai concorrer coma CBN?
Energia 97 - É, corre o risco...
Metropolitana - Também corre o risco. Se bem que ela poderia sumir pra dar lugar a uma rádio melhor.
Aleluia - Nem por milagre.
Transamérica - Quase impossível.
Jovem Pan - Totalmente impossível!!! A não ser que fosse pra replicar a Jovem PAN AM.
Alpha - Também corre o risco.
Kiss - A programação dela é fraquíssima, parece mais um simulacro de rádio de rock. È provável que sim.
Imprensa - É provável que sim.
Cultura FM - Definitivamente, NÃO!!!
Transcontinental - De repente.... se o faturamento estiver baixo.....
105 FM - Também é séria candidata.
Ômega - Está no páreo.
Mix - É mais fácil eu achar uma nota de 100 na rua do que a Mix ser arrendada...
107,3 - Eterna candidata a ser arrendada. Nunca foi, mas corre sempre no páreo. Se ele não fosse emissora educativa, já estaria nas mãos de alguma denominação religiosa.
Tropical - Fortíssima concorrente. Emissora pequena, já toca o populacho da música....

Espero que, se for pra fazer uma rádio nova, que seja nova mesmo. Niguém aguenta mais clones de FM no AM em plena era digital. Se bem que, cá para nós, não deixa de ser uma forma de aumentar o número de canais quando a digitalização vier. Desta forma, em vez 4, a Capital pode ter a seu dispor 8 canais. Imagina quanto não terá a Band, hein?

21 comentários:

Marcelo Delfino disse...

Ainda bem que Marco Ribeiro está se posicionando contra rádios que fazem dupla transmissão em AM e FM. Ao contrário de certos portais chapa-branca que vibram quando surge mais uma.

Anderson Diniz disse...

Acho que são poucas dessas aí que estão no páreo. Apostaria, mais uma vez, na Brasil 2000, mas o acordo com a Eldorado deixa ela um pouco mais longe do "alvo".

Das citadas, as candidatas mais fortes são a Ômega e a Imprensa (mesmo a segunda tendo audiência e tendo uma programação estável há mais de 10 anos). Mas a maioria das que você não citou tem grandes chances:

- A Laser (88.5) ainda não estreou programação;
- A Vida (96.5) está com o sinal bom em toda a Grande São Paulo;
- A Delta (97.3) está alugada para o David Miranda mas poderia repetir o que aconteceu com a Metropolitana Paulista, que chegou a renovar o contrato com a Deus é Amor mas trocou as pregações pela SulAmérica Trânsito (leia "trocou o dinheiro da igreja por mais dinheiro da Band/SulAmérica);
- A Terra (98.1) já tem público de AM popular e poderia transferir sua programação para os 1330 KHz - ou para outro canal da Mundial/CBS em AM;
- A Musical (105.7), arrendada há 10 anos, também está no esquema do "quem paga mais, leva".

A maioria dessas, pra não dizer todas, não representariam grande perda para o dial de São Paulo - ainda que eu também seja contra essas réplicas de AM em FM.

Diego Camara disse...

A Kiss FM é ruim pq? Só pq ela toca música que vc não gosta? Me desculpe por não gostarmos de replicar o seu mau gosto...

Passar bem...

Charles Albert disse...

Quer parecer intelectual pelas palavras difíceis, mas um artigo de conteúdo vazio e contexto fraco não ajudam... Continue tentando ;)

Marcos Lauro disse...

Fazia tempo que eu estava querendo fazer uma geral pelo dial desse jeito, Marcão. Vou ver se arranjo um tempinho pra fazer um também.

Ah, sobre a Kiss (já que causou comoção aqui nos comentários). Eu não diria que é uma rádio ruim. É apenas mais uma rádio. Nem boa nem ruim. Não apresenta nenhum diferencial, nada de novo... e não digo isso nem pela programação. Ou acham que não dá pra inovar tocando Classic Rock?

Philippe Fernandes disse...

Olha, acho que a gente tem um novo panorama. Antes o movimento AM > FM era todo das rádios jornalísticas.

A Itatiaia parecia um caso isolado.

Agora, começa o movimento das rádios populares do AM pro FM.

Marcelo Delfino disse...

Eu quero saber onde estão os Sindicatos de Radialistas das grandes cidades brasileiras. Parecem gangues de pelegos. Uma FM que vira repetidora de AM demite todo mundo, e uma AM+FM NUNCA contrata tanta gente quanto uma AM isolada mais uma FM isolada.

Rodney Brocanelli disse...

Troféu Limão para Diego Camara e Charles Albert. Quanto mau humor nos seus respectivos corações...

Marcos Lauro disse...

Marcelo, Sindicato dos Radialistas não existe, né? Dizem que tem um aqui na Rua João Ramalho, mas nunca vi nada de útil que ele tenha feito. E o salário, ó!

eduardo coelho disse...

humm vc virou profeta do apocalipse agora?? ta prevendo o fim das rádios já...melhor vc montar uma tenda e ganhar uma grana...e cuidado que seus desejos podem virar realidade, se acabarem com a rádio USP teu programinha por lá vai pro saco tb

melhor formular melhor os posts antes de escrever essas bobagens

Anônimo disse...

Discordo dos comentários sobre a Kiss, a rádio é boa, uma das melhores que tem, que toca música de qualidade, ao contrário do lixo Alpha que toca muita música de mau gosto, e outro lixo que é a Antena 1, que se acabar não fará falta nenhuma, Eldorado dá de dez nela.

Marco Antonio Ribeiro disse...

Caramba, se eu soubesse que iria receber uma saraivada de broncas, teria escrito isto antes.

Texto de palavras difíceis? Não entendi? Qual parte do texto ele não entendeu? Se quiser, eu posso desenhar. O artigo conteúdo de vazio e contexto fraco? Ué, mas é só um comentário, não é uma tese de mestrado ou artigo para publicação numa revista científica de pesquisa em comunicação. Aposto que no dia em que postarmos aqui um artigo acadêmico, o missivista reclamante vai encher o nosso saquinho e dizer que o texto é prolixo e não sei o quê..... Eu escrevo da melhor maneira possível para os leitores e falantes do nosso idioma. Se o reclamante não está apto a decodificar um texto tão coloquial quanto estes, que podemos nós, pobres editores fazer, não é verdade?

Outra coisa: nunca disse que a Kiss FM é ruim. Eu disse que ela é fraca. Para uma rádio que diz tocar rock'n roll, a sua programação é fraca. Não toca as novidades do gênero. Rock Nacional é quase zero. Tirando o programa BR 102 e uma ou outra música perdida na programação, não tem mais nada de BRock. A USP FM, que é uma rádio de MPB, toca mais rock nacional do que a Kiss. A Kiss FM brasileira, que é autoentitulada "uma rádio de rock", quase não toca rock brasileiro. Adoro Classic Rock, mas rock não é só isso. Ou você acha que alguma rádio vai evoluir tocando só "Stairway to Heaven", "Aqualung", "London Calling", "Burn", "Smoke on Water", "Heroes","Satisfaction", "Roundabout", "Dreamer", "My Generation" e "Gita"? Se ela quiser ser respeitada, se ela quiser ser uma referência no rádio, tem que expandir seu minúsculo repertório e tocar mais rock do Brasil,mais rock da America do Sul, mais rock da Europa que não fala o inglês, mais rock do mundo todo, até para conseguir mais ouvintes que gostam e sabem o que é rocken' roll.

Agora se o objetivo é continuar assim, bem fraquinha, ótimo. Na hora em que aparecer uma rádio rock de verdade, não exitaremos em mudarmos de emissora, não é mesmo?

Anônimo disse...

Ninguém merece ouvir Eli Correia em FM, não dá.
Concordo que a Kiss deveria tocar mais raridades do Rock como Lados B de bandas conhecidas e desconhecidas, Tocar bandas como King Crimson, Seals & Crofts, Utopia, tocar mais Uriah Heep, Iron Butherfly, UFO, The Troggs, mais rocks dos anos 50 e 60.
Tocar mais Rock nacional também.
E na minha opinião a Eldorado, Mitsubishi e a OI FM dão de 10 a zero nos lixos Antena 1 e Alpha, pelo menos nelas não corro risco de ouvir excrementos musicais bregas de gosto duvidoso como Air Supply, Christopher Cross, Carly Simon, Celine Dion, James Blunt, Whitney Gritalhona Houston, Barry Manilow, Roxette e outras porcarias que não tenho saco para ouvir.

Rafael Bastos disse...

Se a Rádio Capital for pro FM,destruo meus rádios!Ora,ela já não está no AM?Só porque a desgraça da CBN(Odeio essa rádio)começou com dupla transmissão AM/FM,agora as populares do AM vão pro FM.Bom se a Capital for mesmo pro FM,então que vá pra frequencia da Rádio Imprensa FM que é um lixo de Rádio.Ali os locutores e os conjuntos que toca lá são verdadeiros lixos!Se colocarem um Asno cantando e fazendo a locução,a Rádio Imprensa fica melhor do que já é !CHEGA DE RÁDIOS DE POVÃO NA CAPITAL PAULISTA!

Anônimo disse...

Ouvir Eli Corrêa em FM não dá, FM está em decadência, daqui a pouco a Globo, Record também vão querer fazer a mesma coisa e será ridículo.
Essas rádios AM só gosto de ouvir Futebol e esportes em geral, agora ouvir esses programas popularescos com bobagens como receitas e histórias ninguém merece.
Concordo com o Rafael a Imprensa FM é um lixo, deveria acabar e no lugar dela entrar uma rádio Dance Classics de Flashbacks Dançantes tocando somente Disco Music, New Wave, Flashouse, Eurodance, Technopop, e um pouco de Dance do começo dos anos 2000, pois não temos uma rádio nesse estilo no dial.

HENRIQUE disse...

As pessoas são preconceituosas e não aceitam que o pavão tenha sua programaçao favorita numa fm, isto é simplismente ridiuclo. Se vc não gosta do Eli o problema é seu, mas respeite quem gosta. As rádios que tacam música populares tem um grande público que deve ser respeidado. Não precisa ninguem quebrar o radio e so escolher a sua preferida e deixar os outros escolher a sua, isto é democracia.

Marco Antonio Ribeiro disse...

O preconceito é seu, Henrique. Nada a ver com ser Eli correia ou povão. A lingugem de um programa como do Eli Correia,dos comunicadores da capital e afins, tem a mais a ver com o AM, que é e sempre foi mais "falado". O FM sempre foi mais "musical" por causa da sua qualidade de som. O Sistema Globo de Rádio só transformou a sua FM em CBN porque há décadas tentava ser líder de audiência com a Excelsior, Globo, Globo FM 90, X FM e jamais conseguiu!!!! Acertaram no chute e a CBN ganhou em audiência e faturamento. Agora aguenta as outras quererem fazer a mesma coisa. Garanto que, se a Jovem Pan FM tivesse dando prejuízo, o Tuta já teria tirado a rádio do filho. Sorte do Tutinha e nossa. e outra: Para que diabos a gente quer duas emissoras transmitindo a MESMA COISA? Será que alguém pode desenhar para mim?

Ah, antes que eu me esqueça: ainda hoje estava ouvindo a Kiss FM - POR ABSOLUTA FALTA DE OPÇÃO, QUE FIQUE CLARO. Parece que alguém de lá andou lendo a gente aqui e tocaram umas músicas diferentes. Já melhorou 5%, mas ainda é pouco. Tem que ser mais ousado. Se é pra ouvir rádio de rock que só toca a "babinha básica de sempre", melhor ouvir a as rádios da BBC de Londres, as "college radios" amricanas ou alguma rádio universitária pelo Brasil afora na internet, não é mesmo?

Anônimo disse...

Marco,

Mesmo a CBN FM (conforme relato escrito no livro CBN, a rádio que toca noticia), já esteve à perigo de sair do ar e a própria CBN seria extinta em 1997 por conta de prejuízos financeiros, não fosse uma forte readequação financeira e de programação em rede. Se isso realmente tivesse acontecido, como estariam hoje os canais 780 e 90,5?

Com relação à Kiss FM, realmente passa longe de ser uma rádio rock completa. Fui ouvinte desde sua re-fundação e sempre me ressenti de lados B, de mais progressivo (que é muito bom, mas pros padrões do rádio musical é inviável, já que pra passar uma música com mais de 3 minutos se edita até matar a coitada!)e de sons menos manjados como os que vez por outra ainda tocam por lá.

WAGNER -MAUÀ -SP

Anônimo disse...

Existe a possibilidade da Rádio Capital arrendar a frequência 105,7 que pertencia a antiga Musical FM, que hoje é um Lixo Evangélico.
Espero que seja isso mesmo, prefiro mil vezes ouvir a Capital do que ouvir gritarias e pregações, será um lixo evangélico a menos, torço por isso.

James_DF disse...

Não entendo o pq de tanta reclamação a Kiss FM... acho que estas pessoas deveriam analisar as radios e ver que so tem porcaria... so musiquinha EMO e sem dizer que so toca som comercial de baixa qualidade... Creio que mesmo concordando ou não se a Kiss é fraca ou se é a melhor... o principal é que ela faz a diferença dentre as outras... pelo menos é uma iniciativa formidável de termos uma radio que toca coisa diferenciada das demais.. (Neste exato momento estou ouvindo The Doors nela.. engraçado não?) não quero que mudem o conceito de vc´s mas que tenham mais noção do que falam. (Qualquer coisa podem ficar ouvindo NXzero nas outras radios)

Rádio Globo São Paulo disse...

Desculpa mas
Eli Corrêa é um ou o maior nome do radio Brasileiro é uma pessoa maravilhosa que é capaz de pagar para ajudar as pessoas.
Ganhou o prêmio da associação Paulista dos críticos de arte como melhor radialista.
Não é a toa que é a maior audiência do radio.
Então mais respeito por favor.