quinta-feira, 16 de abril de 2009

Saudades dos HTs

Quem não for do meio e bater os olhos no título vai estranhar. HT é a abreviatura de Hand Talk, um equipamento muito usado em rádio, especialmente pelas equipes de esportes ou de jornalismo. São aparelhos de rádio-comunicação portatéis muito úteis em transmissões externas. A frequência usada era o FM SSB. Segundo o colega Marcos Ribeiro, é um sistema meio diferente do FM convencional para caber mais canais. Porém, com o advento e a popularização dos telefones ceulares, esses HTs foram gradativamente deixados de lado. Com isso, a qualidade da transmissões externas caiu muito. É muito comum a seguinte situação constrangedora: o âncora do estúdio chama o repórter e quando este começa a falar ocorrem as oscilações inerentes a telefonia celular, prejudicando assim a compreensão do boletim externo.

5 comentários:

Marcos Lauro disse...

Eu me lembro que a Bandeirantes usava rádios VHF nos carros e de vez em quando eu ficava escutando a frequência. Infelizmente, era aberta e alguns idiotas ficavam entrando com portadoras em cima dos repórteres, que não conseguiam entrar no ar ou tinham seus boletins cortados. Lembro também que, no ar, o locutor sempre pedia para "parar de atrapalhar o trabalho dos repórteres".

Hoje, esse dispositivo está bem moderno. Com a digitalização (que já chegou lá faz tempo!), é possível transmitir de forma criptografada e o áudio sai com menos cortes do que o celular... mas insistem no celular, né.

Marcelo Delfino disse...

Então, abaixo o celular para repórteres de rua! Usem o próprio rádio.

Marcos Lauro disse...

Para se ter uma idéia, as frequências fechadas (polícia, bombeiro, etc) já são digitais faz tempo, não dá nem pra ouvir mais (só se tiver um receptor digital, claro).

Anônimo disse...

na radio onde trabalho, aki no interior, usamos mto HT.

na viatura tem uma unidade 'base', assim como na propria central. e nas unidades de mão, o HT em si.

mto bom, cidade de 50mil hab, ninguem incomoda!
eainda ouvimos a frequencia das policias para pegar informações!!

da-lhe ht!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Como diria Tony Garrido,"aonde"você mora,anônimo escuta?

Marco Ribeiro