segunda-feira, 27 de abril de 2009

Mizera Sonora arrebenta no Nordeste

Saiba agora uma Tese de Conclusão de Curso de alunos da Universidade de Brasília, que virou um projeto, que virou uma webradio. Senhoras e senhores, com vocês, Mízera Sonora, a primeira webradio alternativa do Nordeste.

---------------------------------
Projeto Dissonante
Webradio Mizera Sonora

O PROJETO
O que é?

A idéia e simples. Quer fazer rádio? então não espere muito. Abra uma conta de rádio WEB no Projeto Dissonante e exercite o direito de se comunicar, de falar, de se expressar. Individuos, coletivos e organizações sociais podem utilizar a internet como um espaço de expressão livre. Não é preciso ser técnico. Nós não somos. Abra uma conta no site e comece a transmitir.

Faça bom uso. Seja livre.
Dissonantes
Conceito

Em música, dissonância é a qualidade dos sons parecerem instáveis. Uma nota que não se enquadra na harmonia prevalecente. Não é algo necessariamente desagradável ou irritante, já que toda música composta em uma base tonal incorpora um certo grau de dissonância.A dissonância é, na verdade, um instrumento colaborador para a criatividade. Responsável por causar tensão e incômodo. Um ruído que valoriza a harmonia. A nota fora que dá um colorido dos acordes. Alguns estilos consideram esse efeito abjeto e fazem todos os esforços para eliminá-lo. Outros, o consideram uma parte atraente do timbre e assim buscam criar instrumentos que intensifiquem essa leve aspereza como propriedade. Dissonante é estar fora de compasso e ainda assim construir uma melodia.
Origem

A primeira inspiração do surgiu do radiolivre.org. Em 2006, o programa Underground Ways da Ralacoco foi ouvido na web por mais de 80 ouvintes, sendo que a média aproximada é de 5 a 10 pessoas por dia. Logo, o servidor do radiolivre.org precisou ser melhorado. Ainda no mesmo ano, outro dissonante viajava para o Encontro de Rádios Livres em Recife. A idéia era discutir a relação de como a tecnologia poderia ser uma estratégia de transformação social para a Comunicação. Mas do encontro saiu mais do que a análise. Surgiu a proposta de se somar esforços, espalhando mais servidores de Rádio web pelas universidades. Esses dois acontecimentos juntaram-se às atividades da Ralacoco. Começava-se, então, tocar uma nota um pouco mais dissonante a ponto de se tornar um projeto, um discurso, um jeito de se fazer comunicação libertária.
Politica de Uso

Ao usar a estrutura do Projeto Dissonante, os grupos ou pessoas interessadas concordam em ser livres com as seguintes responsabilidade:

I - respeitar os direitos humanos
a) respeitar sempre a liberdade de opinião, credo, crença e a diversidade política, étnica e religiosa;
b) zelar pela diversidade cultura e regional, sem cercear nenhum tipo de expressão;
c) não disseminar nenhum conteúdo ofensivo de caráter homofóbico, sexista, racista, ou discriminatório em qualquer espécie.

II - ter responsabilidade social
a) responder pelos seus atos de acordo com o item I
b) ter clareza que é responsável pelo que expressa.

III - por parte do Projeto Dissonante
a)O Projeto não é responsável pela quebra dos itens acima e estimula a ação coletiva entre indivíduos e grupos para filtrar e excluir possíveis desrespeitos a esse acordo mútuo. Em caso de problemas, envie e-mail para projetodissonante@gmail.com .
b) os servidores do Projeto DIssonante devem ser usados para a promoção de uma Comunicação Livre. Logo, as rádios participantes não devem usar a conta de rádio web para fins comerciais e/ou de lucro. Caso isso aconteça, o ponto de montagem criado será desabilitado e, possivelmente, expirado.
Bill & Ted

O Projeto Dissonante conta com dois fieis escudeiros como servidores: Bill S. Preston e Theodore Logan. O Bill e o Ted. O Bill, instalado nos estúdios da Ralacoco serve para abrir vários pontos de montagem e suprir a rádio quando o servidor Radiolivre de Campinas estiver fora do ar. O Ted, instalado no prédio do Multiuso II, serve para transmissões de oficinas, testes, e também futuras experiências em transmissões de vídeo (que pode ser realizado usando webcam).
Quem fez

O Projeto Dissonante é fruto do trabalho de conclusão de curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, na Universidade de Brasília (UnB) , realizado por: Leyberson Pedrosa e Pedro Arcanjo Matos.
Orientador: Prof. Murilo César Ramos
Co-orientador: Prof. Fernando Oliveira Paulino
Colaboradores: Juliana Mendes, Lehilton Pedrosa, Marcos Paulo do Hirax, Maria José Rodrigues, Patrícia Semensato, Pedro Dias Capaça.
Apoio: Radiolivre.org, Rádio Ralacoco, Disciplina Comunicação Comunitária/UnB e Editora Casa das Musas
Ilustrações e logo por Marcos Paulo do Hirax.
Agradecemos

Agradecemos a tod@s que nos ajudaram. Coletivamente, funcionamos. Caso contrário, nem estariamos aqui. E quando não estivermos, o Projeto Dissonante é livre para continuar forte e autonomo com nov@s dissonantes. Poneyley.

Nenhum comentário: