domingo, 22 de março de 2009

Los Hermanos, Kraftwerk e Radiohead

Estou acompanhando o Just a Fest, festival que reuniu essas três bandas para apresentações no Rio de Janeiro (sexta) e São Paulo (agora). Por causa da crise ($$$) e outros motivos pessoais, estou vendo pelo canal Multishow, em casa mesmo.

Então, estava me lembrando aqui da boa época em que as rádios eram lembradas nesses grandes eventos, festivais e espetáculos que aconteciam no Brasil. Me lembro como se fosse hoje todo o esquema montado pela Transamérica para transmitir o show do U2, na Pop Mart Tour (1997/1998), com adesivos do tipo "eu fui", pedágios pela cidade e tudo mais. Nesse dia, fiquei ouvindo pela rádio e vendo pela MTV, que também transmitia.

Na primeira passagem do Oasis pelo Brasil, aconteceu algo bastante interessante. Não fui ao show e estava ouvindo a Brasil 2000. Num determinado momento, o coordenador artístico, Tatola, entra no estúdio e diz: "Acabei de voltar do Anhembi (local da apresentação) e tenho o show do Oasis gravado num MD... ouçam aí!". E soltou o show inteiro (com vinhetas da rádio, é óbvio) no ar. Gravei em fita, digitalizei e tenho em mp3, até hoje...

Agora, com um evento desse tamanho, que mobilizou cerca de 50 mil pessoas, nos dois shows, não temos nenhuma rádio presente. Se eu quiser sair agora e ouvir o show num FM, não vou conseguir. Só na TV e olhe lá. Estou à mercê da edição do show, que na TV sempre acontece.

Não sei se essa época ainda volta, se teremos o rádio mais presente e atuante em eventos desse porte. Eu torço para poder ouvir o show do Paul McCartney (cotado para o segundo semestre, no Brasil) no rádio. Se bem que McCartney eu faço qualquer sacrifício para estar lá presente...

----------------------------------

Curiosidade:

O Radiohead, em determinado momento, escolhe aleatoriamente uma rádio local e coloca seu áudio durante o show. Aqui em São Paulo, a "escolhida" foi a Band News FM. Alguém sabe qual foi no Rio de Janeiro?

2 comentários:

Rodney Brocanelli disse...

Eu lembro que a Transaméria transmitiu na íntegra o show do David Bowie no Brasil, isso em 1990. Me arrependo de não ter gravado...

Micael disse...

Ainda não dá pra saber qual foi a rádio usada no rio, mas o Ronald Rios deu uma pista na resenha dele:

"Greenwood sintonizando uma rádio AM evangélica cariocas para fazer umas espécies de scrachtes digitais - eu sei lá, cara - durante National Anthem."

http://mtv.uol.com.br/badalhoca/blog/ronald-rios-resenha-o-just-fest-no-rio